Cotidiano

Paraná institui grupo para agilizar nova reserva hídrica na região de Curitiba

O objetivo do projeto é criar uma reserva hídrica alternativa para abastecimento

Curitiba – O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nessa terça-feira (24), no simbólico Dia do Rio, um decreto que institui um Grupo de Trabalho para agilizar a construção de um corredor ecológico com quatro novos parques e reservatórios de água ao longo do Rio Iguaçu na Região Metropolitana de Curitiba.

O objetivo do projeto é criar uma reserva hídrica alternativa para abastecimento dos cidadãos, mas também estruturas que darão segurança contra inundações. A ideia inclui, ainda, espaços para lazer, recreação, pesca, visitação e educação ambiental, além de ajudar a evitar invasões, loteamentos clandestinos e aterramento de cavas.

O grupo será composto por técnicos da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), da Sanepar e do IAT (Instituto Água e Terra). Também podem ser requisitados profissionais de outras áreas para ajudar nos projetos.

O principal objetivo do Grupo de Trabalho é a revisão do Plano Diretor da Área de Interesse Especial Regional do Iguaçu (AIERI), a fim de permitir a criação do Parque Ambiental do Itaqui, do Parque Ambiental de Piraquara, do Parque Natural do Iguaçu e do Parque Metropolitano do Iguaçu. Também está no escopo um corredor ecológico de 97 quilômetros ao longo do traçado do Rio Iguaçu.