Educação

Paraná homenageia escolas com melhores notas no Ideb

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (29) da homenagem do Governo do Paraná às escolas estaduais que alcançaram as melhores notas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2017. Ratinho Junior afirmou que o Paraná pode ser o estado mais moderno do Brasil e que isso depende, também, do bom desempenho da educação.

Ele afirmou que o avanço no Ideb retrata a melhoria do ensino e aprendizagem, tem repercussão na comunidade e impacta, inclusive, no desenvolvimento econômico e social do Estado. O crescimento do Paraná e do Brasil, afirmou, está ligado ao desempenho da educação.  Em todo o Estado,  106 escolas foram homenageadas pelo desempenho no Ideb. Neste encontro em Curitiba foram 45.

A entrega das placas aconteceu durante a abertura da terceira etapa do Seminário Aprendizagem em Foco 2019, promovido pela Secretaria de Estado da Educação. As escolas homenageadas pertencem a 15 Núcleos Regionais da Educação. Foram destacadas as melhores nas categorias ensino fundamental e ensino médio e as que apresentaram maior avanço no índice.

PLANEJAR

Para o secretário de Estado da Educação, Renato Feder, é preciso conhecer o patamar em que a educação do Paraná se encontra para, então, planejar onde deverá chegar. Para isso, o Governo do Paraná vai criar uma prova diagnóstico, com a intenção de avaliar o desenvolvimento educacional.

“É uma avaliação da escola, para que o diretor e o quadro de pedagogos possam saber o que os estudantes estão aprendendo e quais são as dificuldades”, explicou Feder. Em março as escolas do Paraná devem receber as primeiras avaliações. A partir disso, os professores terão uma visão geral sobre quais habilidades a escola deve focar.

MELHORAR CONDIÇÕES

O governador Ratinho Junior também ressaltou projetos que estão sendo estruturados pelo Governo do Estado e que devem ajudar a melhorar as condições de aprendizagem.

“Vamos começar oferecendo segurança pública para as escolas. Em fevereiro, lançaremos o projeto Escola Segura, trazendo policiais da reserva da Polícia Militar para ficar na porta das unidades. Os profissionais vão nos ajudar a cuidar dos alunos e também dos professores”, explicou o governador.

Ratinho Junior mencionou outras duas medidas que estão em fase de implementação: o de reforço na alimentação dos estudantes e o de intercâmbio de professores e alunos, que dará oportunidade para conhecerem outros países.

HOMENAGEADAS

A Escola Estadual Ângelo Trevisan, de Curitiba, foi destaque principal entre as instituições de Ensino Fundamental. A diretora Célia Regina Guernieri destacou o trabalho coletivo no bom desempenho da instituição. “Quando a equipe está comprometida com a família, isso reflete diretamente no aprendizado do aluno”, disse ela.

O Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola da Lapa, na Região metropolitana de Curitiba, teve a melhor nota em relação às instituições do ensino médio. “Somos um colégio agrícola que funciona em tempo integral. Além de estrutura física, o comprometimento dos professores faz a diferença no desenvolvimento educacional”, afirmou o diretor Eros Berg Ferreira.

A unidade com o maior avanço no Ideb foi o Colégio Estadual Doutor Afonso de Camargo, de Rio Azul, no Centro-Sul do Paraná. O colégio conquistou avanço de 2,6 pontos, entre os anos de 2015 e 2017. “O primeiro passo foi entendermos as razões pelas quais a nota estava baixa. A partir disso, estabelecemos diretrizes para melhorar e, consequentemente, a nota aumentar”, contou a diretora Gisele Machado.

CEARÁ 

A vice-governadora do Ceará, Isolda Cela, que é mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, proferiu palestra sobre a importância da liderança dos diretores nas escolas estaduais. “A atuação do diretor tem impacto direto na qualidade de ensino dos alunos, considerando que o bom profissional fará a gestão de pessoas e de processos na escola com esse foco, que é a missão institucional dos colégios”, disse ela.

PRESENÇAS

Participaram da solenidade o chefe da Casa Civil, Guto Silva; os deputados estaduais Hussein Bakri, Claudio Palozi, Alexandre Amaro e Elcio Jaime; o diretor da Fundepar, José Maria Ferreira; o chefe de gabinete do governador, Daniel Rocha; e a diretora-presidente do Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter.

Seminário reuniu 1.200 profissionais da Educação

O encontro de Curitiba concluiu o Seminário Aprendizagem em Foco 2019, que foi dividido em três etapas e reuniu cerca de 1200 diretores das escolas da rede estadual, chefes dos Núcleos Regionais de Educação e técnicos pedagógicos, para debater assuntos ligados ao ensino e realizar troca de experiências.

As duas outras etapas foram em Faxinal do Céu, no município de Pinhão (Centro-Sul), na semana passada. Em Curitiba, participaram profissionais dos Núcleos Regionais da capital e pedagogos e chefes dos Núcleos Regionais da Educação de Apucarana, Cornélio Procópio, Ibaiti, Irati, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, União da Vitória, Wenceslau Braz, municípios da área Metropolitana Norte e Metropolitana Sul.

“Faremos encontros e oficinas frequentes com os Núcleos Regionais. Queremos atuar juntos, formando uma grande rede de ensino da educação”, disse o secretário da Educação, Renato Feder.