Cotidiano

Paraná fornecerá 10 mil frascos de soro para picada de aranha-marrom

No início de junho, já foram enviados 4,6 mil frascos e até o fim de 2015 serão entregues os restantes

Curitiba – O Governo do Paraná vai fornecer 10 mil frascos de soro antiloxoscélico (contra o veneno de aranha-marrom) ao Ministério da Saúde. No início de junho, já foram enviados 4,6 mil frascos e até o fim de 2015 serão entregues os restantes.

O soro antiloxoscélico é produzido pelo CPPI (Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos), ligado à Secretaria de Estado da Saúde, o único laboratório do País responsável por essa produção.

O soro já entregue ao Ministério da Saúde passará por um novo processo de análise da qualidade, e só posteriormente deve ser liberado para o consumo humano. Posteriormente ao processo de análise de qualidade, o Ministério da Saúde irá distribuir as cotas de antivenenos aos Estados, levando em consideração critérios epidemiológicos.

Os antivenenos, utilizados de forma adequada, são a forma mais eficaz de neutralização da picada da aranha. Para tanto, é de fundamental importância a disponibilização desses soros em quantidade suficiente e em locais estratégicos para reduzir o tempo entre o acidente e o atendimento médico adequado.

No Paraná, somente em 2014, foram registrados 4.220 casos de acidentes com a aranha-marrom. A região com maior número de picadas foi a Metropolitana de Curitiba, com 2.020 notificações.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)