Cotidiano

Papa cria comissão para avaliar diaconato de mulheres

VATICANO — Visando ampliar a participação das mulheres na Igreja Católica, o Papa Francisco criou nesta terça-feira uma comissão para estudar o diaconato de mulheres, informou o boletim diário do Vaticano. O arcebispo Luis Francisco Ladaria Ferrer foi indicado para presidir o grupo, que será composto por outros seis homens e seis mulheres de instituições acadêmicas.

De acordo com o comunicado, em maio Francisco já havia externado sua intenção de “estabelecer um comitê oficial que poderia estudar a questão” do diaconato das mulheres, “sobretudo no que diz respeito aos primeiros dias da Igreja”.

Entre os membros da comissão estão especialistas em Teologia, Eclesiologia e Espiritualidade. Mary Melone, que dirige a Pontifical University Antonianum, em Roma, e Phyllis Zagano, pesquisadora da Hofstra University, em Nova York, estão entre as escolhidas.

De acordo com o “National Catholic Reporter”, durante uma sessão de perguntas e respostas realizada no dia 12 de maio, uma mulher disse ao Papa Francisco que as mulheres serviram como diaconisas nos primórdios da Igreja Católica, e questionou: “Por que não construir uma comissão para estudar a questão?”.

— Eu estou de acordo — disse o Pontífice na ocasião. — Eu vou falar para fazermos algo assim.

Os diáconos são auxiliares dos sacerdotes, mas podem realizar quase todas as funções de um padre, como batizar e celebrar casamentos. Eles pertencem ao clero, respondem ao bispado e usam batina, mas podem possuir um trabalho fora da Igreja e até mesmo casar.