Cotidiano

Panorama regional do dia 20 de setembro de 2018

Treinamento

Segue até segunda-feira (24) o prazo de inscrições para o curso de "Manutenção de Máquinas Industriais". O treinamento é ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Marechal Rondon, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com o Senai. O curso começa dia 26 de setembro com aulas nas quartas e nas sextas-feiras, às 19h, no Senai. São 30 vagas disponíveis e uma carga horária de 120 horas. Havendo mais de 30 inscritos, um teste seletivo será feito no dia 24 de setembro. Informações: (45) 3284-8794, 3254-3166 e 3254-8350.

Seja Digital

O prefeito de São Miguel do Iguaçu, Claudio Dutra, assinou esta semana o acordo de cooperação entre a Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) e a prefeitura. O acordo visa à conjugação de esforços das instituições, na intenção de promover ações coordenadas de informação, sensibilizando e preparando a população são-miguelense para o processo de transição ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital.

Kit gratuito

A partir de agora a Seja Digital disponibiliza uma pessoa que ficará responsável em cadastrar as famílias que têm direito de receber o kit gratuito para TV digital. As pessoas de menor renda cadastradas em algum programa social do governo federal podem comparecer na Secretaria de Assuntos Comunitários, no Paço Municipal, para efetuar o agendamento e receber o kit via correio. A atendente ficará na secretaria das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.

Quem pode

Em São Miguel do Iguaçu, mais de 4 mil pessoas têm direito ao kit, que contém antena digital e conversor com controle remoto. O sinal analógico de TV será desligado em São Miguel no dia 28 de novembro de 2018. Após o desligamento, somente quem estiver apto a receber o sinal digital continuará assistindo à televisão e, por esse motivo, é fundamental que as pessoas estejam preparadas para recebê-lo.

Vacina contra HPV

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Iguaçu já iniciou a 2ª Temporada de Vacinação contra HPV (Papilomavírus Humano). As unidades básicas de saúde estão imunizando meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade. Os moradores de Balneário Ipiranga, Vila Rural e Santa Rita devem procurar a UBS Central ou de referência, pois essas três UBSs não estão com as doses disponíveis.

Escola Olavo Bilac

Atendendo a reivindicações da comunidade, os Poderes Executivo e Legislativo de Foz do Iguaçu realizaram um trabalho conjunto para melhorias na Escola Municipal Olavo Bilac, na região da Gleba Guarani. A construção de uma nova sede para a escola foi anunciada na última terça-feira (18) em um evento com a participação de autoridades municipais, entre elas o prefeito Chico Brasileiro e a vereadora Rosane Bonho.

Condomínio popular

O prefeito Chico Brasileiro anunciou ainda a construção do Condomínio Popular Angatuba e outras melhorias de infraestrutura para o bairro, como pavimentação, drenagem e mobilidade urbana. “Foi muito bom voltar para a comunidade com resultados e não com promessas. É uma obra que não tem preço para mim e para os moradores”, comentou Rosane Bonho.

Feriado municipal

Na próxima terça-feira (25), a unidade de atendimento do Detran (Departamento de Trânsito do Paraná) em Nova Aurora estará fechada. Não haverá atendimento devido aos feriados municipais. Os serviços nas unidades serão retomados na quarta-feira (26), das 8h às 14h.

Limpeza do rio

Nesta sexta-feira (21), quando se comemora o Dia da Árvore, equipes da Sanepar e de mais de 20 instituições governamentais e não governamentais vão desenvolver ações de conservação e preservação do Rio Cascavel, principal manancial de abastecimento de Cascavel. A limpeza será feita nas margens e no curso de água de parte do Rio Cascavel, a partir do vertedouro do Lago Municipal até a BR-277.