Cotidiano

Panorama do dia 27 de abril de 2018

43 anos de muita história

A Escola Municipal de São Luiz do Oeste é compartilhada com o Estado e completou 43 anos de história, em Toledo. Para marcar a data, uma comemoração reuniu corpo docente, pais e alunos. A cerimônia contou com a presença de ex-professores que fizeram questão de recordar como tudo funcionava, até mesmo a disposição dos livros. No acervo foi encontrada a ata que marcou o período da fundação da biblioteca, na época chamada de comunitária. Foi no dia 13 de abril de 1973 que a história começou a ser escrita. Hoje, o espaço tem cerca de 9 mil exemplares de livros para leitura. A renovação do acervo ocorre por meio da APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários), com recursos do Município de Toledo e de doações.

Passaportes para Conexão Acipa

A Acipa (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Palotina) já iniciou a venda de passaportes para a edição 2018 da Conexão Acipa que ocorrerá em outubro e terá palestras com especialistas conhecidos nacionalmente. A Conexão Acipa será aberta dia 1º de outubro com a participação de Daniel Godri que abordará o tema “O coração no poder: inteligência emocional na prática”. No dia 9 de outubro será a vez da participação de Cláudio Forner com o tema “Transforme ideias em oportunidades” e no dia 15 participará Luiz Felipe Pondé com o tema “Democracia sem utopia”. As palestras serão realizadas na Asfuca.

Valores

O primeiro lote de passaporte será comercializado até 8 de junho com preços diferenciados. O valor para as três palestras é de R$ 165 para associados à Acipa e estudantes. O valor para não associado é de R$ 190 para as três palestras. Informações sobre a venda de passaportes e para adquirir ingressos individuais o contato com a Acipa é: (44) 3649-5855.

Cidades Sustentáveis

O prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, assinou termo de adesão ao programa Cidades Sustentáveis, que funciona em parceria com a Itaipu Binacional e os Lindeiros, responsável pela assessoria do projeto. O programa Cidades Sustentáveis contempla 54 municípios do oeste e região.

Diagnóstico

O projeto Cidades Sustentáveis ocorre como uma ferramenta de gestão, fazendo um diagnóstico do município, mostrando para os gestores quais caminhos devem ser seguidos nos aspectos de sustentabilidade e programas sociais.

Receitas com mel

Com alto potencial de produtividade, o oeste do Paraná tem na apicultura uma significativa fonte de renda. Paralelamente, o emprego desse alimento pode ser potencializado no preparo de diferentes alimentos. Novas receitas com a utilização do produto são ensinadas por intermédio de um curso levado a agricultores familiares da região. Assim como ocorreu em Céu Azul, uma nova capacitação foi destinada a um grupo de 19 pessoas em Ouro Verde do Oeste. A atividade sobre transformação artesanal de alimentos com mel foi desenvolvido em parceria pela Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná), a Coofamel (Cooperativa Agrofamiliar Solidária), como parte do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu Binacional.