Cotidiano

País fechou 115 mil vagas em maio, pior resultado desde 1992

De acordo com o ministro Manoel Dias, País deve registrar um segundo semestre melhor

São Paulo – O País voltou a perder vagas de empregos formais em maio. No mês passado, foram fechados 115.599 postos de trabalho, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). É o pior resultado para meses de maio desde o início da série histórica do indicador, em 1992.

Também é a primeira vez que há corte de vagas em um quinto mês do ano. Considerando todos os meses, o resultado é o pior desde dezembro, quando foram cortados 555 mil postos de trabalho.

“Ainda não é um mês bom, mas toda essa redução do discurso de que parece que o emprego acabou representa 0,9% do estoque que nós temos, não é um desastre”, afirmou o ministro do Trabalho, Manoel Dias.

No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, ainda segundo dados oficiais, foram fechados 243.948 postos com carteira assinada. Também foi a primeira vez, para os cinco primeiros meses de um ano, desde 2002, que o saldo ficou negativo. Os saldos de janeiro a abril foram contabilizados após o ajuste para empregos declarados fora do prazo, e o mês de maio ainda está sem ajuste.

Em 12 meses, o País já acumula a perda de 452.835 postos de trabalho.

“Embora tenhamos esse mês voltado para a redução na geração de emprego, creio que certamente vamos repor o estoque a partir do segundo semestre […] Sou otimista e a gente tem que ser otimista”, comenta Dias.