Cotidiano

Os novos ônibus chegaram

Fim do mistério! Os novos ônibus do transporte público de Cascavel começam a dar as caras. O Hoje News conseguiu em primeira mão imagens dos veículos – e seu novo layout – que vão operar nos corredores das Avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves.

Os veículos com duas portas do esquerdo e uma do lado direito têm pintura temática: “Cascavel, Capital da Produção” é o slogan, e traz motivos do campo, dentro da tendência já apresentada nos novos caminhões da Secretaria de Obras.

Segundo o presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Alsir Pelissaro, serão 41 veículos novos de três modelos: 23 com duas portas do lado esquerdo e uma do direito; sete com três portas à direita e duas à esquerda, e 11 com três portas do lado direito para atender os bairros.

Os coletivos com portas do lado esquerdo têm 13,2 metros de extensão e os demais, 12 metros. Eles foram fabricados em Cascavel. “Esses ônibus começam a circular no máximo no começo de dezembro. Quero todos em operação, integrando o novo modal de transporte da cidade”, declara Pelissaro.

 

Por que porta à esquerda

Os ônibus serão usados no modal de transporte resultado do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado). O sistema consiste em corredores exclusivos para o sistema nos principais eixos da cidade e, como as estações das Avenidas Tancredo Neves, Barão do Rio Branco e Brasil estão à esquerda da pista, houve a necessidade de adquirir os ônibus adaptados a essa necessidade.

Quatro terminais foram construídos e dois já estão em operação: o Nordeste e o novo Leste. O Sudoeste e a nova estrutura do Oeste vão começar a funcionar em dezembro.

A prefeitura batizou o sistema de THQ (Transporte Humanizado com Qualidade).