A inovação auxilia no desenvolvimento de produtos de alto valor agregado, contribui para a atualização do uso de tecnologias, capacita pessoas, promove avanços em pesquisas, melhora a produtividade e o atendimento e pode até ampliar a carteira de clientes. O melhor é que o acesso à inovação é democrático. Todos podem e devem inovar.

Para apoiar as indústrias nesse processo, o Sistema Fiep lança a 5ª edição da Bússola da Inovação: uma ferramenta online gratuita desenvolvida pelo Observatório Sistema Fiep para medir o grau de inovação das empresas e incentivá-las a adotar práticas alinhadas às necessidades do mercado. O objetivo é que possam, a partir do diagnóstico detalhado oferecido gratuitamente, transformar processos, ganhar eficiência e aumentar sua competitividade no curto prazo.

Para participar, gestores respondem a um questionário que define o perfil inovador da organização. Com este raio x em mãos, a equipe do Observatório avalia o nível de esforços investidos pela empresa e orienta como alcançar melhores resultados. Pelo questionário, os gestores sabem como está o nível de esforços, de gestão e os resultados obtidos em seus projetos. Também podem reavaliar seu planejamento estratégico para terem mais segurança na tomada de decisões. Outro benefício é que o resultado da pesquisa fica salvo numa plataforma segura e a cada edição é possível comparar a evolução. De quebra, os participantes também recebem sugestões de medidas a serem implementadas para melhorar a performance.

Além disso, as indústrias participantes também têm o auxílio de um especialista para esclarecer dúvidas, acesso a parcerias com o ecossistema de inovação do Paraná e podem receber dados do perfil de inovação industrial paranaense, além de convites para eventos e capacitações com especialistas em inovação industrial.

Participe: bussolasdaindustria.com.br/inovação