O ônibus de educação socioambiental da Sanepar percorrerá os municípios da Costa Oeste do Paraná. Em Santa Helena, a parada será na praça central, próximo à Prefeitura, entre os dias 16 e 18 e 23 e 25 de janeiro. No sábado (19) e domingo (20), o Ecoexpresso atenderá aos veranistas da prainha. O horário de visitação é das 9 às 12 horas e das 14 às 19 horas, durante a semana, e no final de semana, das 10 às 12 horas e das 13 às 19.

O veículo tem uma grande e detalhada maquete que permite visualizar a água desde a captação em mananciais superficiais ou subterrâneos até o tratamento que é feito antes de chegar às casas. O ônibus traz, ainda, elementos para o aprendizado sobre mata ciliar, coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos urbanos e energias renováveis, como a energia produzida a partir de estação de tratamento de esgoto.

No espaço, também estão representados os processos de geração de energia a partir do gás metano e a destinação do lodo do esgoto tratado para a agricultura. Podem entrar no ônibus até 25 pessoas por vez. O veículo tem elevador de acesso para cadeirantes e toda a visita tem o acompanhamento de monitores.

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU

Em fevereiro, será a vez do Balneário de São Miguel do Iguaçu. Entre os dias 5 e 10 e entre 13 e 17, o veículo ficará estacionado na área do camping e atenderá aos veranistas. O ônibus é a grande ferramenta de educação socioambiental da Sanepar. A empresa dispõe de cinco unidades que percorrem o Paraná para atender escolas e eventos comunitários.