Cotidiano

O melhor Natal em 7 anos

Prejudicado por perdas na agricultura nos anos de 2012 e 2013, depois pelas obras de revitalização no Calçadão da Avenida Brasil e finalmente pela crise devastadora que assolou o País, o comércio cascavelense começa a respirar mais aliviado e deverá registrar o melhor Natal dos últimos sete anos.

A avaliação do Sindilojas (Sindicato dos Lojistas e do Comercio Varejista de Cascavel e região Oeste do Paraná) e tem como base o aumento no movimento já observado em novembro e neste início de dezembro, especialmente após o pagamento da primeira parcela do 13º salário.

O presidente do Sindilojas, Leopoldo Furlan, afirma que o entra-e-sai nos estabelecimentos tem animado lojistas, sinal de que o consumidor está mais encorajado em sair para as compras. “Estamos sentindo o comerciante mais confiante e a população mais otimista com o cenário que se apresenta. As pessoas estão fazendo suas compras de fim de ano e, mesmo que boa parte da primeira parcela do 13º tenha sido destinada para pagar contas em atraso ou sair do SPC, as vendas neste momento, ainda faltando duas semanas para o Natal, já podem ser consideradas as melhores dos últimos quatro anos”, cita.

 

Previsão revista

A animação é tanta que até as projeções otimistas já estão sendo revistas. A previsão inicial era de incremento de 7% nas comercializações neste fim de ano se comparado com 2017. Neste momento, essa projeção já subiu para 10% e com possibilidade de aumentar mais. “Ainda temos mais uma parcela do 13º salário que será paga no dia 20 de dezembro e, além dos presentes, quem deve ter um Natal ainda melhor será o setor supermercadista, por lá a previsão de aumento também é bem maior que nos anos anteriores. O Natal será mais gordo para todos”, comemora o presidente do Sindilojas, Leopoldo Furlan.

Decoração especial

A decoração natalina na área central tem atraído consumidores para as ruas. Além de visitar a Casa do Papai e da Mamãe Noel, no Calçadão da Avenida Brasil, os lojistas têm observado que o movimento nos estabelecimentos comerciais também é maior.

Horário estendido

O horário estendido do comércio segue até o dia 24, véspera de Natal. Nesta semana, até sexta-feira (14), o comércio atende das 9h às 22h. No sábado (15) será das 9h às 19h. De segunda a sexta-feira da próxima semana (17 a 21) o funcionamento volta das 9h às 22h. No sábado (22), das 9h às 20h. Domingo (23) também abre, das 9h às 17h, e, na segunda-feira, véspera de Natal, o atendimento será das 9h às 18h.