Cotidiano

O amarelo é de alerta

O mês chama a atenção para os acidentes e mortes no trânsito e o Sesi Paraná tem estudo inédito no Brasil para diminuir os acidentes de trajeto

Yellow light of traffic lights in summer city
Yellow light of traffic lights in summer city

 

Cerca de um a cada cinco acidentes de trabalho registrados por ano no Brasil – são 500 mil no total – ocorre no trajeto casa-trabalho-casa. Ou seja, mais de 100 mil acidentes por ano, abrangendo as diversas modalidades de transporte. Nesses índices, há um número elevado de vítimas fatais, de afastamentos por lesões e de aposentadoria por invalidez, que afetam diretamente o desenvolvimento humano e social do país, além do funcionamento do setor produtivo.

Foi por isso que o Sesi Paraná, em parceria com o Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes (CIFAL Curitiba) e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), realizou o estudo “A Caminho do Trabalho: uma pesquisa sobre acidentes de trajeto no setor industrial do Paraná”. O objetivo é mapear informações para instrução de diretrizes e políticas de redução dos acidentes de trajeto.

Por meio dos resultados, foi possível apontar caminhos para diminuir os índices. Confira cinco deles:

  • Realização de campanhas de sensibilização, principalmente com foco em colaboradores mais jovens, do sexo masculino e com menos tempo de empresa.
  • Suporte e orientação para micro e pequenas empresas no desenvolvimento de ações de sensibilização.
  • Incentivo à oferta de sistema de transporte coletivo.
  • Incentivo ao uso do transporte público.
  • Realização de iniciativas de orientação às empresas para o registro de informações sobre acidentes.

Para conhecer a pesquisa na íntegra, acesse sesipr.com.br/segurancaviaria.

 

Foto: AdobeStock