Cotidiano

Nova diretoria da Adapar toma posse e apresenta prioridades

Médico veterinário Otamir Cesar Martins assume a presidência da entidade. Novo status em relação Secretário da Agricultura afirma que o mote deste ano será trabalhar o novo status de Paraná livre de febre sem vacinação.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, deu posse nesta terça-feira (8) à nova diretoria da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). O médico veterinário Otamir Cesar Martins assumiu a presidência, em substituição ao também veterinário Inácio Afonso Kroetz que dirigiu a empresa desde 2011, quando foi criada.

Como empresa pública, a Adapar, afirmou Ortigara, tem um papel essencial em garantir a sanidade e qualidade de cargas de alimentos e produtos enviados a qualquer lugar do mundo. Segundo ele, o mote deste ano será trabalhar o novo status de Paraná livre de febre aftosa sem vacinação.

Ortigara disse que a nova diretoria assume com esse processo em andamento e tem como desafio atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para concluir as tarefas que são necessárias. “O desafio da empresa é não baixar a guarda e trabalhar sempre com métodos e ferramentas novas para fazer uma boa vigilância e proteger contra as ameaças de doenças e pragas”, disse.

Ele citou entre as ameaças que exigem vigilância constante a proteção contra a influenza aviária e contra a ferrugem da soja. O secretário também enfatizou a necessidade de a empresa trabalhar com novas ferramentas e avançar na estratégia de fazer uma vigilância de forma preventiva e entregar os resultados para a sociedade.

EDUCAÇÃO SANITÁRIA

O diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins afirmou que assume o comando da empresa com o compromisso de buscar de forma incessante a transparência em todos os atos e ações da Adapar. “Vamos também trabalhar com ênfase a educação sanitária para que produtores e agroindústrias não repitam os mesmos problemas, sempre”, disse. “Também vamos trabalhar para a criação de um ambiente favorável aos negócios, com agilidade suficiente para que o empreendedor possa investir seu capital e ter os trâmites liberados o mais rápido possível”, afirmou Martins.

Na posse, foi apresentada a nova equipe da Adapar:
Diretor-Presidente – Otamir Cesar Martins
Chefe de Gabinete – Horácio Slongo
Diretor de Defesa Agropecuária – Manoel Luiz de Azevedo
Diretor Administrativo-Financeiro – Adalberto Luiz Valiati
Gerência de Apoio Técnico – Alessandro Casagrande
Gerência de Inspeção e Produtos de Origem Animal – Mariza Koloda
Gerência de Laboratório – Rodrigo Gibrail Okar
Gerência de Sanidade Vegetal – Marcílio Martins Araújo
Gerência de Saúde Animal – Rafael Gonçalves Dias
Gerência de Trânsito Agropecuário – Muriel Alessandro Moreschi
Gerência Administrativa – Jairo da Silva Rocha
Gerência de Recursos Humanos – Antonio Alcesia Miranda Barboza
Gerência Financeira – Andreia do Rocio Perissutti
Gerência Técnica de Informação – Edison Luiz Gomes Mendes