Saúde

Nesta sexta-feira acontece a 3ª dose para imunossuprimidos e vacinação de adolescentes com comorbidades

Adolescentes de 15 a 17 anos com deficiência permanente, comorbidades, gestantes e puérperas nessa faixa etária 45 dias após parto.

Nesta sexta-feira acontece a 3ª dose para imunossuprimidos e vacinação de adolescentes com comorbidades

Cascavel:

O Programa Municipal de Imunização (PMI) anunciou o cronograma de vacinação da terceira dose para pessoas com alto grau de imunossupressão, com 60 anos ou mais, e adolescentes na faixa etária de 15 a 17 anos com comorbidade.

Para pessoas imunussuprimidas,  a dose de reforço será nesta sexta-feira (24). É preciso que haja um intervalo de 28 dias entre a segunda e terceira dose.

É necessário apresentar uma declaração médica da imunossupressão com base no modelo do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).

Já os adolescentes receberão o imunizante na segunda-feira (27). A Secretaria Municipal de Saúde destaca que os adolescentes que serão vacinados nesta primeira etapa são aqueles com deficiência permanente e comorbidades, além de gestantes e puérperas (45 dias após parto) que estejam  na faixa etária de 15 a 17 anos.

A vacinação será feita pela manhã, das 8h às 12h, em todas as unidades, com exceção das unidades do Santa Cruz, Nova Cidade e Floresta, que estão com atendimento exclusivo para Covid-19. Pessoas com HIV devem receber a vacina no Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias (Cedip).

Os adolescentes também precisam apresentar a declaração de comorbidade e devem procurar a a unidade acompanhado de um responsável legal.

Todo calendário está condicionado à disponibilidade de doses e estoque diário.

 

Segunda dose

A imunização com a segunda dose segue normalmente nas unidades das 13 às 17 e no Centro de Eventos das 8h às 17h. A segunda dose é sempre aplicada no mesmo local onde a pessoa tomou a primeira. É obrigatório apresentar a carteirinha com a informação da 1ª dose, CPF ou Cartão SUS. A Secretaria de Saúde recomenda que as pessoa procurem as unidades até às 16h, porque os frascos só são abertos se houver o número de pessoas suficientes para receberem as doses.

 

Secom