Publicidade

COTIDIANO

Município tem 250 casos de dengue este ano, maior número da história

14 de julho de 2015 às 15:32
Publicidade

Cascavel – De acordo com o Programa de Controle de Endemias, o município já superou toda a contagem histórica em relação aos casos de dengue. Até segunda-feira (13), neste ano, foram 250 diagnósticos positivos, sendo 180 autóctones e 70 importados. Há ainda 1.030 notificações, ou seja, casos suspeitos que aguardam análise em laboratório.

Segundo a gerente de Vigilância Ambiental, Mariléia Venostro, todas as regiões têm registrado novos casos.

“Hoje não podemos falar que temos um local com maior índice, todos estão no mesmo patamar. Infelizmente, a chuva dos últimos dias tem contribuído com os números, além de aumentar os casos e também atrapalhou as ações. Estamos mais uma vez pedindo a colaboração da população à limpeza para impedir que surjam novos casos”, comenta.

Em todo o ano passado foram registrados 65 casos, ou seja, em 2015 os registros positivos aumentaram 285%. Com o município em alerta, o Programa de Endemias está programando uma Caminhada Contra a Dengue no próximo mês.

O último LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti) realizado no mês de maio teve índice acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, chegando a 3,4% de infestação. A região sul de Cascavel teve o maior índice com 5,2%, seguido da região norte com 4,2%.

O 3º levantamento está previsto para agosto, com data a ser confirmada. Para Cascavel entrar em estágio de epidemia são necessários 300 casos para cada 100 mil habitantes.

(Com informações de Eliane Alexandrino)

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE