Cotidiano

Município tem 250 casos de dengue este ano, maior número da história

Controle de Endemias fará caminhada pela conscientização da população

Cascavel – De acordo com o Programa de Controle de Endemias, o município já superou toda a contagem histórica em relação aos casos de dengue. Até segunda-feira (13), neste ano, foram 250 diagnósticos positivos, sendo 180 autóctones e 70 importados. Há ainda 1.030 notificações, ou seja, casos suspeitos que aguardam análise em laboratório.

Segundo a gerente de Vigilância Ambiental, Mariléia Venostro, todas as regiões têm registrado novos casos.

“Hoje não podemos falar que temos um local com maior índice, todos estão no mesmo patamar. Infelizmente, a chuva dos últimos dias tem contribuído com os números, além de aumentar os casos e também atrapalhou as ações. Estamos mais uma vez pedindo a colaboração da população à limpeza para impedir que surjam novos casos”, comenta.

Em todo o ano passado foram registrados 65 casos, ou seja, em 2015 os registros positivos aumentaram 285%. Com o município em alerta, o Programa de Endemias está programando uma Caminhada Contra a Dengue no próximo mês.

O último LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti) realizado no mês de maio teve índice acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, chegando a 3,4% de infestação. A região sul de Cascavel teve o maior índice com 5,2%, seguido da região norte com 4,2%.

O 3º levantamento está previsto para agosto, com data a ser confirmada. Para Cascavel entrar em estágio de epidemia são necessários 300 casos para cada 100 mil habitantes.

(Com informações de Eliane Alexandrino)