Cotidiano

Morre Candinho, ícone da Unipar

Umuarama – Faleceu na manhã de ontem, aos 82 anos, Cândido Garcia, mais conhecido como Candinho, um ícone da Unipar (Universidade Paranaense). Ele foi internado há dez dias com pneumonia e insuficiência renal e não resistiu. A causa da morte foi insuficiência respiratória aguda. Ele era casado, pai de três filhos e tinha oito netos.

Candinho foi protagonista de uma história linda! Chegou a Umuarama no início dos anos de 1970 e deu início a uma trajetória bem-sucedida, que o colocou entre os homens mais arrojados do Estado.

Pioneiro da interiorização do ensino superior no Paraná, Cândido Garcia aprendeu desde criança – quando foi engraxate – que para a realização de seus sonhos – que eram muitos – seria preciso esforço e perseverança. Adotou isso como meta e, assim, deixa seu nome para a história. A Universidade Paranaense, presente em sete cidades – Umuarama, Toledo, Guaíra, Paranavaí, Cianorte, Cascavel e Francisco Beltrão – tem aproximadamente 20 mil alunos, em mais de cem cursos de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).

Conheça o currículo de Cândido Garcia

Carreira

Formado em Direito, foi presidente da Apec (Associação Paranaense de Ensino e Cultura), entidade mantenedora da Universidade Paranaense (criada oficialmente em 1972). E reitor da Universidade Paranaense de 2000 a 2010. Ao deixar a reitoria para o filho Carlos Eduardo Garcia, passou a ocupar o cargo de vice-reitor da Unipar.

Projeção da Unipar

Liderou o processo de transformação das faculdades da Apec (formada com oito cursos superiores) em universidade; foi quando surgiu, em 1993, a almejada Universidade Paranaense, fruto de muita luta e expressiva paixão pelo projeto. Logo depois coordenou os processos para a implantação das seis Unidades Universitárias da Unipar em Toledo, Guaíra e Paranavaí, em 1994; Cianorte, em 1996; Cascavel, em 1999; e Francisco Beltrão, em 2001.

Cesumar

Com o mesmo entusiasmo, assessorou o projeto de criação do Cesumar (Centro de Ensino Universitário de Maringá), do qual era sociofundador; nessa instituição, também ocupou cargo de pró-reitor.

O trabalho de Cândido Garcia foi importante também para a implantação de vários cursos superiores, que são oferecidos pelas instituições citadas.