Cotidiano

Ministério da Justiça e Segurança pública tem vagas abertas para curso de educação financeira para pessoas refugiadas, migrantes e apátridas

Capacitação on-line acontece nos dias 26 e 28 de outubro. Inscrições vão até o dia 20 de outubro

Refugiados venezuelanos são registrados na Polícia Federal de Boa Vista para emissão e regularização de documentos
Refugiados venezuelanos são registrados na Polícia Federal de Boa Vista para emissão e regularização de documentos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai capacitar pessoas migrantes, refugiadas, solicitantes de refúgio e apátridas durante o curso de Educação Financeira organizado pela Coordenação-Geral do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare). As aulas serão transmitidas na plataforma Teams (on-line), nos dias 26 e 28 de outubro, de 10h às 12h (horário de Brasília). Para garantir participação, os interessados devem efetuar a sua inscrição no link até o dia 20 de outubro.

Durante as aulas, serão abordados temas como os sistemas financeiro e bancário brasileiros, abertura de contas, modalidades de contas disponíveis, câmbio, tipos de operação de crédito, envio e recebimento de remessas do exterior, alerta contra golpes, Pix e tipos de operações de crédito.

A ação contribui com o desenvolvimento da autonomia de nacionais de outros países, que buscam estabelecer suas vidas no Brasil e necessitam compreender o funcionamento do sistema financeiro brasileiro e como lidar com ele, já que muitas vezes pode divergir das formas utilizadas em seus países de origem.

Essa é a 4ª edição do curso “Educação Financeira para Pessoas Migrantes, Refugiadas, Solicitantes de Refúgio e Apátridas”. Desde março deste ano, já foram capacitadas cerca de 100 pessoas.

A primeira edição do curso contou com a participação de 35 mulheres da região Sul, que obtiveram formação básica em Gestão de Finanças Pessoais, aprenderam sobre organização orçamentária e planejamento, e receberam conceitos básicos sobre juros, empréstimos, investimentos, abertura de contas e de como sair do endividamento.
Mais informações podem ser consultadas por meio do endereço eletrônico [email protected].

Serviço

Curso de Educação Financeira para Pessoas Migrantes, Refugiadas, Solicitantes de Refúgio e Apátridas

Data: 26 e 28 de outubro
Local: Plataforma Microsoft Teams (on-line)
Horário: 10h às 12h (horário de Brasília)
Inscrições até o dia 20 de outubro ou até encerrarem as vagas no link.

Este é o link par as inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1d2sxK2aZOQnQXwVcAuztEoZW6eA3qe69RqBXp0hVDBE/viewform?edit_requested=true