Cascavel – Na última semana, entre os dias 7 e 10 de dezembro, foi realizada mais uma etapa da Campanha Meu Nome Limpo, desenvolvida pela Semdec (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a Acic, Amic e Sindilojas e Procon. A campanha estimulou consumidores que, por algum motivo, não conseguiram saldar suas dívidas junto ao comércio em Cascavel, buscando uma renegociação. O desconto sobre os juros chegou a 50%, ou mais, dependendo da política de crédito de cada empresa.

Segundo Geanine Alves Bueno, diretora da Semdec, foram realizados 1.438 atendimentos durante os quatro dias de campanha. A estimativa é de que mais de 1,5 mil pessoas buscaram ficar em dia com as contas, considerando que os dados da Amic e do Sindilojas ainda não haviam sido repassados até o fechamento da matéria.

Em torno de 60% dos consumidores que aderiram à campanha conseguiram renegociar as dívidas. De acordo com o gerente de Atração de Investimentos e Expansão Econômica da Semdec, Bolívar Cacau Negreiros, “foi uma ótima oportunidade para quem possuía pendências, de recuperar o crédito no comércio”.  Com documentos pessoas em mãos, as consultas aos órgãos de proteção ao crédito, SPC e Serasa, foram gratuitas. Assim, o consumidor pode checar de onde eram provenientes as dívidas e regularizá-las.

Após a consulta, a pessoa era orientada a procurar a loja para efetuar o pagamento da dívida, ou negociá-la da melhor forma possível.

 

Horário estendido

Os cascavelenses que conseguiram colocar as contas em dia já podem procurar o comércio mesmo após as 18h. Desde ontem, os estabelecimentos estão funcionando com horário estendido. Nesta semana, as lojas estarão abertas das 9h às 22h. No sábado o atendimento ocorre das 9h às 18h e no domingo das 9h às 17h. Já entre os dias 20 e 23, será das 9h às 22h. No dia 24 de dezembro o comércio funcionará das 9h às 17h.

O objetivo é oferecer o tradicional atendimento ampliado para que a população tenha mais tempo e oportunidade para fazer as compras de Natal e Ano Novo. Os empresários e lojistas estão otimistas e esperam superar o volume de vendas registradas em 2020, período de medidas restritivas mais rigorosas por conta da pandemia da Covid-19.

 

Operação Natal 2021

Também ontem, o 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar) lançou a Operação Natal 2021, que fortalece a presença dos militares nas ruas, com intensificação de policiamento preventivo na cidade de Cascavel. Os trabalhos seguem até o final do ano, com um acréscimo de efetivo, além do aplicado diariamente.

A operação tem como objetivo intensificar o policiamento ostensivo, com ações preventivas e repressivas, a fim de assegurar a tranquilidade da população, bem como do comércio local. Além disso, visa unir esforços para trazer um reforço de policiamento no mês de dezembro, principalmente nas datas em que o comércio terá suas atividades estendidas até as 22 horas.

O reforço de policiamento é uma constante no final do ano, devido às comemorações festivas. Por ser uma época que ocorre uma maior movimentação financeira, a Polícia Militar reforçará o policiamento nos eixos comerciais e atuará com patrulhamento a pé e motorizado, além de operação saturação. (Redação – Paulo Eduardo)

 

 

FOTO: Arquivo/Divulgação