Cotidiano

Marechal Rondon divulga programação em alusão ao Dia Mundial da Água

Veja quais ações estão sendo feitas no município

Marechal Rondon divulga programação em alusão ao Dia Mundial da Água

Uma programação especial alusiva ao Dia Mundial da Água que será amanhã (22), ocorre desde o dia 11 de março em Marechal Rondon. As diversas ações sobre o tema estão sendo desenvolvidas pelas Secretarias de Educação e de Agricultura e Política Ambiental, além do SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto), em parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros, Itaipu Binacional, Conselho Municipal do Meio Ambiente e Encontros e Caminhos.

O auge da programação será na sexta-feira (22), às 14h30, no saguão da prefeitura, com a solenidade de lançamento do IV Prêmio Escola Sustentável, com o tema #PARTIURECICLAR e do projeto Patrulha da Água. Haverá ainda apresentações alusivas ao Dia Mundial da Água realizadas pelas escolas municipais Júlia Wanderley e Floriano Peixoto.

Também na sexta-feira, às 15h30, no aterro sanitário, haverá a oficina de recuperação de nascentes e ações desenvolvidas pelo Encontros e Caminhos.

Às 15h30, no reservatório de água do parque de exposições, alunos do quarto ano das escolas municipais Júlia Wanderley e Floriano Peixoto participarão de um passeio para conhecer o moderno reservatório em aço vitrificado I. Eles serão acompanhados pelo assessor de Atendimento ao Usuário do SAAE, Neander Kloss. As crianças também conhecerão a casa de química, onde o cloro e o flúor são adicionados na água para o tratamento.

Em duas oportunidades, às 8h e às 14h, turmas do Jardim I e II, matutino e vespertino do Colégio Evangélico Martin Luther conhecerão a área de captação de água do SAAE. Os alunos serão acompanhados pelo gestor ambiental, Gerson Luiz da Silva.

Ainda na sexta-feira, às 7h30, 14h e 15h30, palestra na SOORO sobre os cuidados com a água, que será ministrada pelo gestor ambiental, Fábio Alexandre Regelmeier.

MAIS AÇÕES

Entre hoje e sexta-feira, escolas estarão fazendo a “Corrente do Bem” pelo cuidado da água, com a distribuição de fitinhas aos alunos dos terceiros, quartos e quintos anos. As fitinhas contarão com a seguinte frase: “Minha atitude faz a diferença!”. A proposta é que fique uma fitinha para si amarrada ao pulso e as outras duas sejam distribuídas para pessoas da comunidade.

Na quinta-feira (21), das 9h30 às 11h30, no auditório da prefeitura rondonense, acontecerá uma formação para os professores de educação ambiental e ciências. O encontro será ministrado pelo assessor de Atendimento ao Usuário do SAAE, Neander Kloss. A ação dará continuidade na formação iniciada na semana pedagógica, visando repassar os objetivos e os procedimentos para a implantação do programa Patrulha da Água.

Ainda na quinta-feira (21), às 20h, no Rotary Guarani, haverá uma palestra sobre recursos hídricos e saneamento, ministrada pelo gestor ambiental, Fábio Alexandre Regelmeir.

INÍCIO

A programação alusiva ao Dia Mundial da Água foi iniciada na semana passada, com a entrega de um jornal produzido pelo SAAE, com o tema: “Saneamento Básico, Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida”. O material foi entregue em todas as 17 escolas municipais.