Cotidiano

Mais de 400 alunos da rede municipal se formam no Proerd

Criado com o objetivo de fortalecer a prevenção às drogas desde a infância, por meio de orientações dentro da escola, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é desenvolvido há 17 anos no município de Assis Chateaubriand e na última sexta-feira (28) realizou a formação de mais 411 alunos.

Durante o ano, eles participaram de atividades extracurriculares dentro das salas de aula, coordenadas pelo Cabo da Polícia Militar, Ednaldo Cometa Nunes, instrutor do Proerd em Assis e região.

Implantado nas 14 escolas da rede municipal de ensino, o Programa é uma parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, com a Polícia Militar do Estado do Paraná.

“Orientamos as crianças e os adolescentes a ficarem longe das drogas, pois o trabalho é de prevenção, mas sabemos que o resultado não é imediato. Prepará-los para fazerem escolhas seguras e responsáveis em suas vidas é de suma importância. Com estratégias adequadas, eles aprendem a resistir à oferta de drogas e se tornam bons cidadãos”, enfatiza o instrutor Ednaldo.

A solenidade de formatura aconteceu no salão social da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, sendo a 22ª turma capacitada em Assis Chateaubriand. Na avaliação da Secretaria Municipal de Educação, Fátima Aparecida Sobral, o Proerd é sucesso no município. “Os alunos aprendem a importância de ser resistentes ao uso de drogas e na sua vida cotidiana estarão mais propensos a tomarem decisões certas e saudáveis”, diz ela.

Além da entrega de certificados, na oportunidade, também foi sorteada uma bicicleta entre as crianças e a ganhadora foi a formanda Heloise Fertonano dos Santos, do 5º ano da Escola Mercedes Carrilho, do Jardim Progresso. “Com o Proerd, eu aprendi a dizer não às drogas e sim a vida. Sempre temos que tomar a decisão certa e orientar outras pessoas que não entendem o mal que as drogas podem nos causar. Eu e meus amigos de sala aprendemos que a decisão é sempre dizer não”, declarou Heloise.

Além da Prefeitura e da Polícia Militar, o Proerd também conta com parceria de empresas, entidades, associações, igreja, conselhos, escolas e famílias.