Publicidade

EDUCAÇÃO

Mais de 31 mil crianças voltaram às aulas em escolas e Cmeis nesta segunda

05 de fevereiro de 2024 às 14:00
Publicidade

A educação está em festa: os alunos estão de volta aos bancos escolares. Mais de 31 mil crianças de Cmeis e escolas de Cascavel retornaram hoje (5) às aulas da Rede Pública Municipal de Ensino. Um momento de reencontro com os colegas e professores e de muita empolgação entre toda a comunidade escolar.

A Secretaria de Educação deu o start ao ano letivo de 2024 com uma aula inaugural na Escola Municipal Rubens Lopes, instituição que foi entregue totalmente nova em julho de 2023. No local, também teve o início a entrega dos kits de uniformes escolares. A Escola Municipal Diva Vidal e o Cmei Aprisco também recebem hoje as peças. Ao todo, serão entregues cerca de 1,3 mil kits hoje. A Semed seguirá a distribuição ao longo dos próximos dias, conforme a entrega dos fornecedores.

O prefeito Leonaldo Paranhos lembra que o retorno das instituições de ensino às atividades movimenta toda a cidade, uma vez que são mais de 23 mil famílias envolvidas, o que altera a rotina dos pais e responsáveis e até o trânsito da cidade. Segundo o prefeito, além de todo o investimento em infraestrutura que o projeto Escola Feliz promoveu na cidade, com cerca de 80 unidades revitalizadas e 18 instituições totalmente novas, construídas do zero, há ainda a previsão de construir até cinco unidades até o fim do ano. O chefe do Executivo também ressalta a garantia da segurança nas escolas. “Nós determinamos que todo o nosso efetivo da Guarda Patrimonial e da Guarda Municipal estejam, evidentemente, nas escolas, dentro, nas portas e também fazendo as rondas presenciais para trazer a nossa comunidade, uma tranquilidade que aqui eles estão bem cuidados. Nós estamos falando de crianças, de pequeninos que a gente precisa acolhê-los e dar inclusive às famílias a tranquilidade de trabalhar, de fazer as suas atividades e a gente aqui, além da parte didática também, é um programa social. E as escolas, elas precisam ser atraentes, a criança precisa querer ficar na escola. O brinquedo, o carrinho, a boneca, a robótica, a alimentação e o uniforme, tudo isso é um conjunto de atração para que as crianças queiram ficar aqui. Bem-vinda às nossas crianças. Deus abençoe a todos”, pontua.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, valoriza esse momento de alegria de receber novamente as crianças para mais uma jornada de conhecimento ao logo de 2024. “Estamos com todo o planejamento dentro do previsto. Nós estamos realmente numa campanha intensiva, já iniciamos na sexta-feira (2) uma live com toda a comunidade escolar, ressaltando a importância dos pais trazerem os filhos para a escola, evitarem o número de falta, estarem sempre presentes, dialogando, conversando, porque com toda certeza as pesquisas científicas mostram, e os anos mostram, que quando a família e a escola trabalham junto o resultado é o melhor pelos nossos alunos”, frisa.

Para o pai Hugo César Amaro, que mora em Cascavel há pouco tempo, a organização das escolas cascavelenses impressiona. “Muitas escolas são bem organizadas, lindas e a minha esposa é professora, então são de padrão elevado. As crianças gostam bastante, eles queriam muito vir pra cá. Esta todo mundo empolgado por aqui”, observa.

E nessa empolgação toda, a aluna Sara Correia de Souza, de 9 anos, era uma das mais animadas. A pequena dá o recado para os colegas. “No início do ano eu quero fazer bastante amigos e quero ser uma boa aluna. A escola está linda. Eu falo para as crianças ficarem felizes para  virem para escolas e fazerem bastante amigos também. Ah, e respeitar o professor e ser um bom aluno”, aconselha.

Fonte: Secom

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE