Saúde

Macro-Oeste: saúde ativa mais 12 leitos para atendimento exclusivo à covid-19 no Sudoeste

A expectativa é de continuidade da redução da fila

23/04/2020 Governador Carlos Massa Ratinho Junior, entrega leitos do Hospital Universitario de Londrina.
Foto Gilson Abreu
23/04/2020 Governador Carlos Massa Ratinho Junior, entrega leitos do Hospital Universitario de Londrina. Foto Gilson Abreu

A Secretária de Estado da Saúde ativou nesta segunda-feira (21), mais quatro leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Instituto Pró-Vida, localizado no município de Dois Vizinhos. Os leitos serão somados ao da Macrorregional Oeste. Na última sexta-feira (18), foram ativados também, três novos leitos de UTI na Santa Casa de Goioerê e cinco leitos de enfermaria na Santa Casa de Ubiratã, totalizando 12 novos leitos para atendimento exclusivo à Covid-19 no Estado.

Segundo dados da Regulação Estadual de Leitos, o número de pacientes que aguardam por um leito exclusivo de atendimento à Covid-19 vem diminuindo gradativamente. No último dia 12 de junho, 1.057 pacientes aguardam pela transferência à um leito, hoje (21), esse número é de 527.

A expectativa é de continuidade da redução da fila, porém condicionada à colaboração da população e à efetividade do isolamento social e medidas individuais de proteção, como distanciamento, uso de máscaras, álcool em gel, lavagem das mãos e evitar aglomerações.

“Ainda não é o ideal, mas isso mostra que as medidas tomadas pelo governo, tanto de ampliação de leitos como as medidas vigentes no Decreto, começam a surtir efeito para o sistema de saúde. Enquanto tiver possibilidade de ampliação, iremos continuar trabalhando para efetivar esses leitos, mas precisamos que a população entenda a importância em manter as medidas preventivas como forma de frear a disseminação do vírus”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

DADOS – Segundo os dados da Regulação Estadual, até esta segunda-feira (21), o Paraná possui 4.947 leitos, sendo 2.029 UTI’s e 2.918 enfermarias. A taxa de ocupação de leitos é de 95% e 74% respectivamente.

São 527 pacientes que aguardam na fila de espera por um leito, destes, 339 esperam por um leito de UTI e 188 por uma enfermaria. A Sesa ressalta que todos esses pacientes estão sendo assistidos, sejam em hospitais de pequeno porte, unidades de saúde ou ambulatoriais, recebendo tratamento similar ao que receberiam em leitos exclusivos, atendidos com suporte ou conforto ventilatório. Nenhum paciente está desassistido.

Leia também: