Saúde

Londrina já conta com quase 300 voluntários na luta contra o coronavírus.

A maior parte são profissinais e estudantes de Medicina e Psicologia; inscrições ainda estão abertas.

Londrina já conta com quase 300 voluntários na luta contra o coronavírus.

A luta contra à pandemia do novo coronavírus exige a sensibilização de todas as pessoas. Em muitas cidades do mundo, voluntários têm dado o seu tempo para auxiliar o próximo, seja prestando ajuda psicológica, em atividades de administração, na construção de locais para receber doentes, entre centenas de outras ações. No Município de  Londrina isso não é diferente. Por meio da campanha “Seja um voluntário para atuar na pandemia”, a cidade já recebeu a inscrição de 288 pessoas dispostas a dar o seu tempo e ajudar a quem precisa.

A campanha foi lançada no dia 25 de março em dois modos: para voluntários em geral e acadêmicos das áreas das Ciências da Saúde, matriculados em cursos de graduação ou cursos profissionalizantes. Em ambos os casos, podem participar homens e mulheres, de 18 a 59 anos de idade, e que se autodeclarem em boas condições de saúde.

Na modalidade Acadêmicos, até agora se inscreveram 126 pessoas. A maior parte é da área de Medicina (47 inscritos), seguido por Psicologia (23); Técnico em Enfermagem (21); Enfermagem (10); e Biomedicina (7). Também há acadêmicos nas áreas: Biologia; Farmácia e Bioquímica; Fisiologia; Fisioterapia; Medicina Veterinária; Nutrição; Técnico em Análises Clínicas; Técnico em Radiologia; e Terapias Complementares. Também se inscreveram acadêmicos de outras áreas, além da saúde: Serviço Social; Ciências da Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

Na modalidade voltada aos voluntários em geral, o município recebeu 162 inscrições até o momento, sendo 114 de pessoas com curso superior completo, 28 com superior incompleto, 18 com ensino médio completo e duas com fundamental incompleto.

O formulário de inscrição voltado aos voluntários prossegue aberto, por meio do link https://www.londrina.pr.gov.br/informacoes-gerais-corona-virus. No cadastro, é preciso confirmar a área de interesse e qual a disponibilidade de tempo para realizar as ações. Também é possível escolher qual Unidade Básica de Saúde (UBS) tem interesse em colaborar, e quais ações está disposto a fazer.

Dentre as atividades disponíveis estão: auxiliar na higienização e controle de infecção dos serviços de saúde ou pontos de atendimento externos; trabalhar nos pontos de vacinação e nas campanhas dos serviços de saúde; entregar medicamentos nas casas dos idosos e pacientes com comorbidades; atuar nas UBSs, colaborando com o fluxo e atendimento dos usuários e nas atividades administrativas; e trabalhar nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com atividades administrativas.

Outras opções oferecidas incluem trabalhar no recebimento e entrega de cestas básicas; prestar serviço de costura na fabricação de máscaras; atuar como assistente social ou oferecer apoio psicológico por telefone, desde que devidamente formado e apto; entre outras atividades.

O secretário municipal de saúde, Felippe Machado, demonstrou a sua gratidão aos voluntários. “Em nome da cidade de Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde expressa a sua gratidão a estes voluntários, que diante de um cenário de uma pandemia, nos procuraram para disponibilizar o seu tempo, no sentido de ajudar toda a cidade. Nossa eterna gratidão a estas pessoas abençoadas, que querem ajudar”, disse.

Segundo Machado, nos próximos dias os voluntários começarão a ser chamados para o início do serviço. “Estamos finalizando uma organização, com relação às áreas de atuação destas pessoas, para que, gradativamente, possamos inseri-las dentro do nosso time, de modo que elas somem às nossas forças de trabalho, para podermos entregar, cada vez mais, um atendimento de qualidade e humanizado ao cidadão londrinense”, informou.