Cotidiano

Livro inspirado em pioneiro será lançado dia 18 em Cascavel

O livro é inspirado nas memórias do pioneiro Dimer José Webber

Livro inspirado em pioneiro será lançado dia 18 em Cascavel

Um livro que mistura narrativas históricas e causos populares da trajetória de quase 70 anos de Cascavel vai ser lançado no dia 18 de julho, às 19h, no auditório da Acic. O autor é o economista Valdir Pacini, que escreveu O sonho de um pioneiro a partir de relatos que ouviu ao longo de anos do empresário Dimer José Webber.

O material e informações coletadas durante inúmeras viagens a trabalho pela região foi transformado em livro que, além de enriquecer a biblioteca de títulos locais, vai imortalizar passagens, muitas delas folclóricas e engraçadas, que estão se perdendo com o tempo. “Essa é, antes de tudo, uma homenagem a um pioneiro que fez muito pelo desenvolvimento de Cascavel, e uma forma de tornar personagens históricos importantes, e outros nem tanto, ainda mais conhecidos e respeitados pela comunidade”, diz Pacini.

Com 204 páginas, o livro traz relatos da atuação de nomes como Wilson Joffre, Jacob Munhak, Tio Zaca, Jeca Silvério, Francisco Natel de Camargo, Ciro Nardi, Gema Zandoná, e muitos outros. “São pessoas que, mesmo com dificuldades, fizeram enorme diferença no processo de estruturação e de construção dessa grande cidade”, afirma o autor. Valdir ressalta que a finalidade não é fazer de O sonho de um pioneiro uma fonte de pesquisa bibliográfica, muito pelo contrário até porque muitos dos relatos contidos na obra são de impossível comprovação de sua veracidade.

Uopeccan

Toda a renda obtida com a venda do livro vai ser revertida para a Uopeccan, a União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer, uma das entidades às quais Dimer se doou durante muitos anos. Ele também é um dos fundadores da Acic. O valor do exemplar é de R$ 40 e estará à venda a partir do dia 18. A noite de lançamento será também de autógrafos. A ilustração da capa é assinada pelo chargista Jair Reinaldo dos Santos e o prefácio pelo jornalista Jean Paterno.