Cotidiano

Lago Municipal será ponto de encontro dos pescadores de Cascavel no domingo

Conforme levantamento divulgado pelo Município, quase 8 mil toneladas de alimentos foram arrecadadas com as inscrições e vão abastecer o Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense) para atender as cerca de seis mil famílias carentes cadastradas

Lago Municipal será ponto de encontro  dos pescadores de Cascavel no domingo

 

Cascavel – Após dois anos suspensa por conta da pandemia de Covid-19, a tradicional Pesca no Lago volta a acontecer neste domingo (10), das 7h às 17h. Para se inscrever foi necessário doar de um quilo de alimento não perecível e cada inscrito recebeu uma pulseira que deve ser apresentada para participar do evento. Se houver sobras de pulseiras, uma ação extra de inscrição será realizada neste sábado, somente na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no próprio Lago Municipal, a partir das 8 horas, para quem ainda deseja participar da pesca.

E quem lançar anzóis e iscas no lago, poderá ser “premiado” com a pesca de peixes nativos da bacia do Rio Iguaçu como Bagre, Traíra e Lambari do rabo vermelho, além de espécies não nativas, como Tilapia, Tilápia do Nilo, Acara, Cara, Tambaqui ou Pacu Vermelho, Piauçu, Piramboia e Cascudo entre outros. Ainda há outras espécies que não foram catalogadas nas últimas duas pescas e podem se tornar uma atração a mais nesta edição da Pesca no Lago.

Conforme levantamento divulgado pelo Município, quase 8 mil toneladas de alimentos foram arrecadadas com as inscrições e vão abastecer o Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense) para atender as cerca de seis mil famílias carentes cadastradas.

Além dos benefícios do lazer proporcionados pela pesca, quem participar ainda poderá receber prêmios pela pesca dos maiores peixes de cada espécie. O objetivo também será catalogar as espécies que existem no Lago Municipal e fomentar o banco de dados da secretaria.

 

“Consumo próprio”

O diretor de Conservação Ambiental e Bem-Estar Animal, Ailton Martins Lima, reforça que todo peixe que for pego durante a pesca poderá ser levado para casa, mas deixa um alerta. “Não será permitida a venda dos pescados, apenas para consumo próprio”, explica. Lima destacou ainda a importância do evento, um dos grandes atrativos cascavelenses que precisou ser paralisado por conta da Covid-19. “Teremos no domingo um dia de alegria, mas ao mesmo tempo de muita concentração para levar esse alimento saudável e que rende um bom cardápio para toda família”, disse.

O diretor de conservação ambiental também comentou sobre a famosa “lenda” que sempre circula entre os pescadores de que, na véspera da pesca, os peixes seriam alimentados e por conta disso ninguém consegue pescar nada. “Os peixes do Lago Municipal não recebem alimentação por parte da Secretaria em nenhum momento. São animais de vida livre que tiram sua subsistência do habitat em que vivem”, reforçou.

No dia da pesca, conforme Ailton, o que pode acontecer é excesso de ruído no entorno do lago, fato que espanta os peixes para longe da margem. “por esta razão iremos fazer o controle de entrada e solicitar aos pescadores que evitem ruídos excessivos”.

 

O QUE É PROIBIDO?

Não será permitido entrar na água ou utilizar qualquer tipo de embarcação e também é vedado o consumo de bebidas alcoólicas, instalação de barracas, carretilhas e mini-churrasqueiras durante o evento. Recomenda-se levar sacolas para depositar o lixo produzido pelo consumo de algum lanche individual.

Para manter o Parque Ambiental Paulo Gorski limpo, a orientação da Secretaria do Meio Ambiente é armazenar os lixos produzidos em frente às residências, os quais serão recolhidos pelo serviço de limpeza urbana do Município.

 

O QUE ESTÁ LIBERADO?

Levar varas de todos os tamanhos, inclusive com os chamados molinetes. Baldes e caixas térmicas para o armazenamento dos peixes fisgados também são permitidos. Não se trata de pesca esportiva. Além de proporcionar um ambiente de descontração e levar o alimento rico em ômega 3 para saborear em casa, pesca no lago também é um instrumento de “despesca” para retirar o excesso de peixes do reservatório.

Por fim, a harmonia entre os participantes deve estar no roteiro. Equipes do Município e de apoiadores do evento estarão auxiliando com as orientações durante a pescaria.

 

Sílvia Soluszynski/Secom