Cotidiano

Jovem de 19 anos morre por gripe A H3 Sazonal

Boletim da Sesa (Secretaria Estadual da Saúde) confirmou a segunda morte por Influenza em Cascavel, desta vez pelo subtipo A H3 Sazonal. A vítima foi um homem de 19 anos, que faleceu no início deste mês por complicações da doença, conforme a Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o informe estadual, o Município possui 10 casos de Influenza, seis deles do subtipo A H1N1 – com uma morte –, três do A H3 Sazonal – também com um óbito -, e um de Influenza B. Em todo o Paraná, foram confirmados 365 casos de Influenza e 49 mortes.

Óbito por H1N1

A primeira morte por Influenza no Município foi divulgada no dia 22 de junho. A vítima foi um homem de 50 anos, que estava internado em um hospital participar da cidade. A doença evoluiu rapidamente. O paciente chegou ao hospital dirigindo o próprio carro em 6 de junho, e seis dias depois faleceu. O resultado apontou Influenza A H1N1 como causa do óbito.

Na época do óbito, a Secretaria Municipal de Saúde fez o alerta para outros 21 casos de gripe A, porém, o número não foi confirmado pela 10ª Regional de Saúde de Cascavel, que tem como base os dados divulgados pelo Estado.

Vacinação

A campanha de vacinação contra a gripe, encerrada na última semana de junho, imunizou 93.695 pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Entre os grupos prioritários, os idosos tiveram a melhor adesão, com quase 32 mil vacinados. Em contrapartida, as crianças, gestantes e puérperas ficaram abaixo da cobertura vacinal estimada.