Educação

Jornada de Psicologia traz cenário atual e diversas áreas de atuação

Turmas das Unidades de Cascavel, Francisco Beltrão e de Umuarama participaram, além de profissionais da área

A psicóloga Ana Suy Sesarino lembra a experiência da falta de palavras na pandemia
A psicóloga Ana Suy Sesarino lembra a experiência da falta de palavras na pandemia

A Universidade Paranaense – Unipar – realizou, na última semana, a 2ª Jornada Integrada dos cursos de Psicologia, via Canal da Unipar no YouTube, reunindo alunos, professores e egressos das Unidades de Cascavel, Francisco Beltrão e de Umuarama.

Foram quatro noites de palestras e mesa-redonda. A abertura foi com a psicóloga Ana Suy Sesarino, que abordou o tema “O que a psicanálise tem a dizer sobre a pandemia?”. Ela sinalizou que com a pandemia veio a dificuldade de encontrar palavras para elaborar algo sobre o cenário atual. E alertou ser importante colocar uma palavra nem que seja provisória e que possa ser revista futuramente.

“Para fugir do mal-estar, a gente se enche de tarefas, mas veio a pandemia e muita coisa não pudemos mais fazer. Precisamos atravessar esse momento, reconhecer nossa limitação e dependência em relação ao outro e nossa função enquanto outro de alguém”, reforçou.

Outra convidada foi a psicóloga Lara Hauser dos Santos que falou sobre “Justiça restaurativa, socioeducação e Psicologia: será que dá match?”.

A profissional deu ênfase a temas como Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos fundamentais, fundamentos da justiça restaurativa, importância do diálogo, círculos de construção de paz – de resolução de conflitos – de responsabilização – de fortalecimento de vínculo familiar – de pactuação de PIA.

A semana também contou com mesa-redonda, reunindo a psicóloga Dhiene Pereira da Silva e a nutricionista Jaqueline Piai, discutindo o assunto “Atendimento a gestantes: uma perspectiva multiprofissional”. Os tópicos discutidos foram o serviço ao usuário, organização do atendimento, plano individualizado, modelo de atenção à saúde, estratificação de risco, entre outros.

Com foco bastante atual, a psicóloga Ana Paula Vieira fez suas considerações quanto aos “Impactos da pandemia no desenvolvimento infantil: discussão a partir da Psicologia histórico-cultural”. Pontuou as fases do desenvolvimento infantil, impactos da pandemia e a relação escola-família, além de apresentar pesquisas recentes nessa área.

A programação contou, ainda, com o Fórum de Egressos, que encerrou a semana. Compartilharam suas experiências os psicólogos Angela Rahini – área organizacional, Rafael Prina – concurso público com atuação no CAPSi e na atenção básica, e Cristiane Rodrigues – área hospitalar.

 

A psicóloga Lara Hauser relaciona Justiça restaurativa, socioeducação e Psicologia

 

Mesa-redonda tem a psicóloga Dhiene Pereira da Silva e a nutricionista Jaqueline Piai
Impactos da pandemia no desenvolvimento infantil foi tema abordado pela psicóloga Ana Paula Vieira

 

Egressos compartilham experiências no mercado de trabalho