Cotidiano

Jamie Oliver fala sobre negócios, restaurante no Rio e brigadeiro

INFOCHPDPICT000059748410.jpgSÃO PAULO – Sempre sorridente em seus programas culinários, o chef britânico Jamie Oliver, de 41 anos, entrega, em entrevista exclusiva para o GLOBO, em São Paulo, que ficava triste quando se olhava no espelho. Isso lá em 2013. Casado há 16 anos e pai de quatro crianças, o dono da rede de massa Jamie?s Italian, com duas sedes em São Paulo, dormia apenas três horas por dia para tentar dar conta da grande família e dos negócios, e se alimentava mal. Cansado, decidiu estudar Nutrição, mudar o estilo de vida e trazer receitas mais saudáveis à mesa. Feliz e com 14 quilos a menos ? perdidos em cerca de dois meses ? comemora, cheio de ânimo, a chegada do quinto filho em agosto, sem abrir mão de apreciar uma boa cachaça (a do restaurante Aprazível, aliás, é a sua predileta), moqueca com farofa e até brigadeiro.

? Acho uma delícia. E se você for no Jamie’s Italian, nós fazemos um sorvete de brigadeiro tremendamente delicioso ? garante ele, desmentindo a polêmica gerada na sua primeira passagem por aqui.

‘FOI PIADA’

Em 2014, quando veio ao Brasil assistir à final da Copa do Mundo, no Rio, o chef experimentou açaí, caldo de cana, quindim, beijinho e brigadeiro, durante gravação do programa ?Saia Justa?, do GNT. A ideia era saber o que Jamie achava dos nossos quitutes. No vídeo, dá para ver que ele gostou de tudo, mas no fim, o chef diz que era ?um bando de porcaria?. Deu o que falar:

? Posso dizer a verdade? Foi uma piada. Não era real. Nós fizemos no fim do vídeo. Estava brincando, mas o editor colocou. Na televisão, você pode ver um Jamie sério, mas eu sou um completo idiota. Foi ruim pra mim, bom para os jornais, mas eu realmente amo brigadeiro. Estava delicioso.

Fã do time inglês Cambridge United, Jamie baixa a cabeça como uma criança contrariada ao ouvir que o Rio receberá a Olimpíada em um mês. Ele se planejou para assistir o evento, mas seu filho, ou filha, já que escolheu não saber o sexo da criança, ?nasce exatamente na mesma época?. Os irmãos dele vêm, conta o chef, que diz estar ?morrendo de ciúme?.

? Não estou feliz com isso, mas terei um bebê ? pondera o pai das meninas Poppy Honey Rosie, de 14 anos, Daisy Boo Pamela, 13, Petal Blossom Rainbow, 7, e do menino Buddy Bear Maurice, de 5.

O Rio, aliás, está nos planos para receber uma filial do Jamie’s Italian, mas nada com data marcada. ?É uma obrigação levar para a cidade em algum momento?, afirma.

? Os cariocas são pessoas incríveis, talentosas, mas não estou correndo para abrir uma filial. Sendo prático, toda minha equipe vive em São Paulo. Precisamos de uns anos para trazer mais gente para a nossa família e nos fortalecermos ? justifica.INFOCHPDPICT000059735481.jpg

BELA GIL

Dono de oito marcas de restaurantes, Jamie levou a rede de massas para o Itaim Bibi, na zona oeste paulistana, em 2015, e recentemente inaugurou uma unidade em Campinas, cerca de 100 quilômetros da capital, onde esteve na terça-feira.

A vinda ao país também sacramentou a parceria do chef com a Sadia, que a partir de setembro venderá uma linha de alimentos saudáveis semiprontos, à base de frango.

O casamento não agradou seguidores de seu Food Revolution, que incentiva as pessoas a consumir alimentos frescos, presente em mais de 120 países. Jamie explica que para se fazer grandes mudanças e chegar a mais pessoas é preciso fazer grandes alianças.

O lançamento acontece um mês antes da chegada às lojas do ?Super Food Family Classics?, o 12º livro no país, de 21 no total, com receitas separadas entre saudáveis, menos saudáveis e as que você pode se permitir. Ele vem com informações nutricionais de cada ingrediente. ?Tudo balanceado e acessível para pessoas normais?, diz Jamie.

Sobra ainda espaço na agenda para estrear mais um programa de TV, nesse mesmo estilo saudável. E tem gravação com Bela Gil, para o programa dela, marcada para hoje. Ufa!

? Adoro toda a militância contra a epidemia de obesidade que ele luta com muita seriedade. E o admiro muito pela coragem e persistência nesse projeto. Graças aos seus ideais, temos mais esperança de viver num mundo mais nutrido ? declara a filha do cantor e compositor Gilberto Gil, que planeja fazer uma ?viagem pelos sabores do Brasil com o inglês? no encontro.

PRODUTOS INGLESES

Os negócios parecem caminhar bem, e para quem acabou de presenciar a saída britânica da União Europeia, Jamie não transparece preocupações com um possível aumento nos preços dos ingredientes que utiliza em sua cozinha, ou numa queda da qualidade dos produtos.

Enquanto o Reino Unido se preparava para votar pela permanência ou não da União Europeia, Jamie fez campanha contra o chamado Brexit e chegou a dizer, nas redes sociais, que deixaria Londres caso o ex-prefeito Boris Johnson se tornasse primeiro-ministro. O político acabou desistindo de participar da disputa pelo cargo, para seu alívio.

? É possível que até seja melhor, porque o Reino Unido tem um padrão agrícola altíssimo, mas não dá para saber, porque está tudo um caos.

Despojado e orgulhoso do novo estilo de vida, Jamie conta que tem até pensado em fazer tatuagem. Chegou a ouvir sugestões de desenho de um prato de comida ou mesmo de uma panela, para simbolizar sua paixão por cozinha, mas ficou interessado ao receber ideias de eternizar os olhos ou os nomes dos seus filhos no antebraço.

? Só não sei se vou parar no quinto ? brinca ele, preocupado se haverá espaço.