Cotidiano

IV Fórum Municipal de Educação põe em debate a readequação do Currículo

Encontro reuniu, entre outros, profissionais da Educação já envolvidos em grupos de estudo em torno do Currículo para a Rede Pública Municipal

Durante toda esta terça-feira (11), profissionais da Educação de diversas Redes de ensino de Cascavel, estão reunidos na Unipar para a realização do IV Fórum Municipal de Educação. O encontro tem por objetivo discutir os principais desafios para a readequação do Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino da cidade, em face à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento normativo que determina que todas as Redes de Educação do País precisam rever seus documentos orientadores e os que ainda não possuem têm a incumbência de elaborá-lo.

Na abertura do Fórum, a secretária de Educação, Marcia Baldini, destacou a importância do momento. "O Fórum Municipal de Educação é um órgão bastante importante, de caráter deliberativo, que objetiva fortalecer a gestão democrática, e nesse momento nós temos o objetivo de discutir o currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino, revisitar o currículo, que já há 10 anos vem sendo implementado no município de Cascavel com muito êxito e sucesso".  Marcia ainda lembrou que o Fórum de Educação, em sua história sempre auxiliou em questões de grande relevância, como a organização da Secretaria de Educação e as funções dos profissionais que atuam nas escolas e ainda a respeito do financiamento da Educação.

A secretária de Educação lembrou a todos que o documento orientador de Rede Municipal de Cascavel é referência nacional, elaborado já há uma década, o que segundo ela facilitará o trabalho de readequação do mesmo. "Eu vejo que o nosso trabalho será muito menor, pois nós vamos revisitar depois de 10 anos esse currículo, destacar os pontos positivos, e observar as possíveis falhar que venha a ter, para serem corrigidas", concluiu.

Pela manhã os participantes do Fórum Municipal de Educação também participaram da palestra "Currículo: teoria e organização sob a ótica da BNCC e do Referencial Curricular do Paraná", com a Dra. Marta Sueli de Faria Sforni. No período da tarde o público se dividiu em grupos de trabalho com os seguintes temas: Artes, Educação Física, Ensino Religioso, Educação Especial, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Educação Infantil. Às 16h todos os grupos voltaram a se reunir para a plenária final.