Cotidiano

Itália registra 200 réplicas após terremoto que devastou região central

201608241553103054_AFP.jpg
ROMA ? Após o forte terremoto de magnitude 6,2 que devastou na madrugada a região central da Itália, o país já registrou 200 réplicas de tremores. O primeiro-ministro, Matteo Renzi, confirmou que já há pelo menos 120 vítimas fatais em diferentes cidades. Outras pessoas ficaram feridas ou permanecem desaparecidas, apesar dos intensos esforços das equipes de resgate. italiaterremoto

Várias cidades montanhosas foram devastadas, moradores ficaram presos sob pilhas de escombros e milhares de pessoas estão desabrigadas.

Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do tremor foi localizado perto da cidade Nurcia, na região de Umbria, às 3h36m (horário local). Uma réplica de 5,5 graus atingiu a região uma hora depois do terremoto inicial.

mapa-terremoto-italia

Além de Umbria, o sismo causou danos nas áreas de Lazio e Marche, e foi sentido até na distante Nápoles, cidade portuária no Sul italiano. As cidades mais afetadas são Amatrice, Accumoli e Pescara del Tronto.

Os moradores de Roma, a cerca de 170 quilômetros de Nursia, foram acordados pelo abalo, com prédios tremendo por cerca de 20 segundos.

O Exército foi mobilizado para ajudar com equipamentos pesados especiais, e o Tesouro italiano liberou ?? 235 milhões de fundos emergenciais. No Vaticano, o Papa Francisco cancelou parte de sua audiência geral para rezar pelas vítimas.

Afirmando que é hora de agir, Renzi cancelou todos os compromissos no exterior e anunciou que irá à região afetada pelo desastre.

? O momento é de chorar, mas também de agir. Não deixaremos ninguém só, nenhuma família, nenhuma prefeitura ? disse Renzi, que deveria participar na quinta-feira de uma reunião com socialistas europeus, juntamente com o presidente da França, François Hollande.

DESTRUIÇÃO E PERDAS

Fotos aéreas mostraram áreas inteiras de Amatrice, que no ano passado foi eleita uma das cidades históricas mais belas da Itália, arrasada pelo tremor. O prefeito Sergio Pirozzi disse à rede SkyTG24 que o centro do povoado foi destruído e que há pessoas sob os escombros.

Um vídeo da Guarda Florestal, que ajuda nos resgates, mostra o atendimento a uma mulher soterrada em Capodacqua, na província de Ascoli Piceno. Vídeo_resgate_itália

Com apenas 2.600 habitantes, Amatrice é um povoado de montanha muito popular entre os romanos que desejam escapar do calor nos finais de semana de agosto. As estradas de acesso à cidade estão bloqueadas.

O último grande tremor que atingiu a cidade de Áquila, em 2009, deixou mais de 300 mortos.

Forte terremoto mata dezenas de pessoas na Itália