A 25ª Ipiranga Fest, organizada pela comunidade de Vila Ipiranga em Toledo, promete ser uma grande festa neste fim de semana. A programação será realizada hoje e amanhã.

Amanhã tem o tradicional almoço com o prato típico de porco na grelha. Os recursos arrecadados serão revertidos para oito entidades da comunidade que auxiliam na festa.

O presidente da Comissão Organizadora, Gerson José Knorst, reforçou o convite para o evento cujos preparativos já estão quase concluídos. “Convidamos toda a comunidade para prestigiar os 25 anos de festa. Comemoramos a data com uma boa estrutura, contamos com a presença de todos”, ressalta Gerson.

Foram comercializados aproximadamente 100 estandes. No almoço de domingo, a expectativa é reunir 3 mil pessoas. Além disso, no dia terá churrasco com carnes de gado e frango, saladas, arroz, pão e maionese.

Programação

A abertura da Ipiranga Fest será hoje com café colonial a partir das 18h30. O convite custa R$ 35 e inclui o ingresso para o matibaile com a banda Wilhems Brothers, que começa às 20h30. A festa continua amanhã com o almoço e em seguida tem matibaile com Terceira Dimensão.

O prato típico

O delicioso porco na grelha, prato típico da festa é preparado com muito carinho pela organização que começa a temperar o prato um dia antes produzindo um caldo de tempero (sal, pimenta, tomate, cebola, alho, caldos, orégano, limão e vinho branco seco) que é injetado nas partes mais grossas da carne.

A grelha é forrada com papel alumínio e muito fogo é utilizado no início do assado. O porco é colocado com a sua parte aberta para baixo e coberto. O segredo está em mantê-lo, sem virar, em fogo brando por cinco horas. Acompanham o prato, saladas variadas, cucas e pães. O valor do convite é R$ 30 por pessoa.