Cotidiano

Inverno 2022 chega com previsão de pouca chuva, geadas e até ‘veranicos’

Segundo o Simepar, o inverno terá a permanência do fenômeno La Niña de intensidade oscilando entre fraca e moderada

Inverno 2022 chega com previsão de pouca chuva,  geadas e até ‘veranicos’

 

Cascavel – A estação mais fria do ano chegou exatamente às 6h14 desta terça-feira (21) e segue até o dia 22 de setembro, com a previsão de dias frios e geadas, assim como ocorreu no outono. Segundo a previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o primeiro dia da estação será um pouco mais quente na região Oeste, mas não é o panorama que deve permanecer durante a estação.

Segundo o Simepar, o inverno terá a permanência do fenômeno La Niña de intensidade oscilando entre fraca e moderada. O meteorologista Reinaldo Kneib, disse que a expectativa é de ingresso frequente de massas de ar frio e seco de origem polar, associadas ao deslocamento de frentes frias pelo Sul do país. A formação de nevoeiros será frequente e também são esperados alguns ‘veranicos’, mais comuns a partir da segunda quinzena de agosto.

Segundo Kneib, o volume de chuva ficará entre próximo e abaixo da normalidade, já que nesta época do ano, os eventos de chuva são associados à passagem de frentes frias, geralmente com baixos volumes. Para a região Oeste o mês de julho deve ter entre 30 e 130 mm de chuvas e as temperaturas terem em média de 11 a 23 graus, já para o mês de agosto as chuvas serão de 20 a 160 mm e as temperaturas de 12 a 25 graus. Setembro deve mais chuvoso, com previsão de 80 a 200 mm e temperaturas na casa dos 13,5 graus a 24 graus.

 

Frio intenso

Apesar da previsão dos ‘veranicos’, a temperatura média deve seguir o padrão típico da estação. Serão frequentes os episódios de frio intenso por vários dias consecutivos, com temperaturas negativas e geadas amplas ocorrendo em alguns pontos do Oeste, mais fortes nas regiões Sul, Sudoeste, Central, Campos Gerais e Metropolitana de Curitiba.

 

Agrometeorologia

O professor e agrometeorologista de Cascavel, Reginaldo Ferreira, falou que para este inverno estão previstas novas entradas de frentes frias, assim como ocorreram em maio e neste mês de junho. Além dessas, pelo menos mais três frentes são esperadas e, quando ocorrerem, trarão frio e geada. “A previsão é de que tenhamos um inverno um pouco mais seco do que o normal”, disse o professor.

Segundo ele, essas frentes não devem trazer impacto para as culturas, já que o milho e o feijão já estão em fase de colheita, porém, existe a preocupação com o trigo que, mesmo sendo uma cultura de inverno, pode sofrer se as geadas ocorrerem no período de floração.

Em caso de geada prevista, o IDR Paraná orienta os agricultores a adotarem medidas para prevenir ou reduzir danos às culturas sensíveis a baixas temperaturas. Recomenda-se o cuidado para com as lavouras de café de até dois anos, hortaliças, mudas de frutíferas tropicais recém-plantadas e viveiros de plantas sensíveis. Entre as opções de proteção aplicáveis, conforme a cultura, estão aquecimento, irrigação e cobertura das mudas. As granjas de aves e suínos devem ser aquecidas.

 

 

“Simepar Informa” diário

As redes sociais do Simepar disponibilizam, diariamente, a previsão do tempo no podcast “Simepar Informa”, com o mapa do tempo para o dia seguinte. Em www.simepar.br pode ser acessada a previsão horária para até 15 dias, por município, com indicadores das condições do tempo, temperaturas do ar mínimas e máximas, probabilidade e volume de chuvas, intensidade e direção dos ventos, sensação térmica, umidade relativa, visibilidade e pressão reduzida, além dos dados sobre o nascer e o pôr do sol e da lua.

Para acessar essa previsão, na página inicial à direita, o usuário deve digitar o nome da localidade. Também é possível ter acesso na barra de opções clicando em Tempo à Previsão e digitando o nome da localidade. Até o final do inverno, o Simepar emitirá as previsões de geadas para todas as regiões por categorias de intensidade que pode ser fraca, moderada ou forte, com antecedência de 72, 48 e 24 horas. Avisos são lançados no serviço Alerta Geada, mantido em parceria com o IDR-PR.