O prazo para que as associações e as cooperativas de agricultores familiares interessados em participar do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) enviem suas propostas termina nesta sexta-feira (18). As inscrições tiveram início em 14 de abril e ocorrem por meio do sistema PAANet, disponível no site da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Os projetos inscritos são na modalidade de CDS (Compra com Doação Simultânea), pela qual a companhia adquire produtos de agricultores familiares e doam os alimentos a instituições socioassistenciais.

Para garantir que um maior número de agricultores familiares de todo o país participem do programa, cada organização fornecedora poderá apresentar apenas uma proposta, com valor máximo de R$ 320 mil e R$ 8 mil por agricultor.

Os projetos serão classificados de acordo com a participação dos públicos prioritários, que incluem mulheres rurais, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária. Para pontuação, também serão levados em consideração critérios como a situação de vulnerabilidade alimentar dos municípios, o valor dos projetos e o fornecimento de alimentos orgânicos ou agroecológicos.