Agronegócio

Inovações em máquinas e cultivares estarão entre atrações da 31ª edição

Diversas novidades vão ser apresentadas em Cascavel, de 4 a 8 de fevereiro, durante a 31ª edição do Show Rural Coopavel. Há lançamentos nas mais diversas áreas, de máquinas e implementos, a novas cultivares e tecnologias para melhorar o desempenho de atividades rurais importantes, como a pecuária de leite.

Quem visitar o Show Rural Coopavel terá acesso a informações sobre novos tipos de trigo para o inverno, novidades nas áreas de fruticultura e manejo nos estandes do Instituto Emater, Iapar e Embrapa e sobre máquinas de última geração e também de lançamentos. Exemplo é um trator especialmente desenvolvido para atividades ligadas ao ramo de hortifrutigranjeiros. Ele será apresentado pela indiana Mahindra, a maior fabricante de tratores do mundo.

Na área da pecuária, duas tecnologias que serão apresentadas no Show Rural Coopavel já chamam atenção. O cross ventilation (ventilação cruzada) será apresentado pela europeia DeLaval, a maior empresa do mundo em soluções para a bovinocultura leiteira. Por meio desse sistema, já em forte disseminação em países do velho continente e início de difusão em estados brasileiros, é possível resfriar em até 12 graus a temperatura no interior de barracões destinados ao confinamento de vacas leiteiras. E tudo usando apenas uma cortina de passagem contínua de água e exaustores.

Outra tecnologia trazida ao setor pecuário será a balança de passagem, desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte, que pela primeira vez virá ao Show Rural em Cascavel, em parceria com a maior empresa de equipamentos da área da América Latina, a Coimma. Com o uso desse equipamento, o pecuarista tem informações em tempo real sobre a situação do seu rebanho. O Show Rural Digital será uma das principais atrações do evento. Voltado à inovação, terá a participação de cerca de cem empresas, entre elas Microsoft, HP, Coca Cola, Totvs, Aruba e Itaipu.