Política

Informe da redação: Falta de Juízes, suplente e fiscalização

Falta de Juízes

A OAB Cascavel, membros da Caciopar, e membros do Poder Executivo e Legislativo de Corbélia, participaram ontem (14), de uma audiência pública para discutiu a sobre a falta de juízes e servidores no fórum da comarca. Foram discutidas possíveis soluções para o atendimento no fórum, feitas propostas para que o assunto chegue ao Tribunal de Justiça e para que seja possível mobilizar a sociedade em civil em torno do tema.

 

Suplente

O presidente da Câmara de Cascavel, Alécio Espínola (PSC) deu posse ontem (14), ao suplente de vereador Jocinei Bezerra (MDB), mais conhecido como Joceh da Auto Escola. Joceh irá substitui o vereador titular Edson Souza durante 30 dias. O parlamentar já participou da sessão ordinária realizada ontem. Joceh já assumiu no Legislativo como suplente em 2015 e 2020. Na última eleição, conseguiu 838 votos.

 

Fiscalização

O Tribunal de Contas do Paraná informou que os benefícios gerados à sociedade pela atuação do órgão em 2021 já alcançaram a cifra de R$ 708.714.258,05. A quantia milionária refere-se às verbas públicas potencial ou efetivamente recuperadas como resultado do controle externo sobre a administração estatal exercido pelo órgão – na forma da restituição de valores ou por evitar desperdício de recursos.

 

Federações

Os partidos políticos já estão iniciando as negociações para a formação de federações partidárias. O PP já conversa com PL e Republicanos para a consolidação do Centrão, enquanto MDB avalia se unir a Avante e Solidariedade. As federações, com prazo mínimo de quatro anos, devem animar a fusão das siglas, como ocorreu com DEM e PSL (União Brasil).

 

CADE

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), afirmou que a Casa está se debruçando sobre propostas que possam baratear o preço do gás de cozinha e voltou a criticar o monopólio da Petrobras sobre esse produto. Segundo ele, há possibilidade, inclusive, de a Câmara acionar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica para investigar os preços.

 

ICMS

Aprovado na Câmara dos Deputados na noite de quarta-feira (13), será apreciado pelo Senado o projeto que altera o cálculo da cobrança de ICMS sobre combustíveis. O objetivo é reduzir o preço final para o consumidor nos postos. Os críticos da proposta que altera o cálculo do ICMS alegam que estados e Distrito Federal perderão arrecadação sem ter culpa pela alta dos preços.

 

Petrobras

O presidente Bolsonaro criticou a política de preços da Petrobras e afirmou que seu desejo é privatizar a estatal. Ele disse que não consegue controlar o preço do combustível, já que iria incorrer em crime de responsabilidade, mas se queixou de novo que, em caso de aumento dos preços, a culpa sempre cai no seu colo. Para frear a alta dos preços, ele também disse que “seria bom se todo mundo ajudasse a economizar combustível”.

 

Datena

O apresentador de TV José Luiz Datena anunciou que sairá da TV Bandeirantes para concorrer ao cargo de presidente da República nas eleições de 2022. A data da saída não foi comentada pelo apresentador, que é filiado ao PSL. De acordo com as pesquisas eleitorais, Datena teria por volta de 3% das intenções de votos para 2022.