Política

Informe da redação do dia 25 de setembro de 2018

René Dotti será Guerreiro do Paraná

Os 165 anos da criação da Província do Paraná serão comemorados com a entrega do troféu “Guerreiro do Paraná” ao professor e advogado René Ariel Dotti pelo Movimento Pró-Paraná (MPP). O presidente do MPP, Marcos Domakoski, disse que a escolha do professor René para receber a mais importante homenagem da entidade, numa data tão significativa, “destaca a importância do perfil de grande advogado, defensor das causas paranaenses e a contribuição dele para com as teses do Direito brasileiro, sempre na defesa da democracia e da liberdade”. O troféu será entregue no dia 9 de outubro, às 17h, no edifício da Associação Comercial. Dotti fará a palestra “Paraná, 165 anos”.

Em Cascavel

Para lembrar, já faz alguns anos, o advogado René Dotti veio a Cascavel a convite da direção deste jornal proferir palestra para estudantes e profissionais da imprensa. Foi um superevento!

Encontro em Foz

Cerca de 200 pessoas entre políticos e colaboradores dos partidos da coligação que defende o nome de Ratinho Júnior para o governo do Estado vão participar de um treinamento motivacional nesta terça-feira, em Foz do Iguaçu. O encontro será no Hotel Bela Itália.

Coletiva

Pouco antes do treinamento, às 17h45, será realizada uma coletiva com o ex-deputado federal Eduardo Francisco Sciarra (PSD); o candidato ao Senado Oriovisto Guimarães (Podemos) e o candidato a vice-governador Darci Piana. Eles vão falar sobre os rumos da campanha nesta reta final.

Investimentos

O prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria, e o secretário de Governo, Jonis Spagnol, estiveram ontem em Curitiba para acompanhar alguns projetos que irão resultar em novos investimentos para o Município. Tiveram audiência na Casa Civil, na Sedu (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano) e na Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná).

Educação

Nesta terça-feira, a secretária de Educação do Paraná, Lucia Aparecida Cortez Martins, cumpre agenda no oeste. Pela manhã ela estará em Toledo e, à tarde, no Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto – CEEP de Cascavel.

Pesquisa pós-prisão I

O Ibope registrou na última sexta-feira uma nova pesquisa sobre a eleição no Paraná. O instituto 1.204 eleitores entre o último dia 21 e a próxima quinta-feira. A divulgação do levantamento, encomendado pela RPC, deve ocorrer na sexta-feira.

Pesquisa pós-prisão II

O instituto vai pesquisar a intenção de voto para governo do Estado, Senado e Presidência da República, além da avaliação dos Governos Cida Borghetti (PP) e Michel Temer (MDB). O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE sob o número PR-07128/2018.

Pesquisa pós-prisão III

Será a primeira pesquisa do Ibope desde a prisão do ex-governador e candidato ao Senado, Beto Richa (PSDB), na operação Radiopatrulha, que investiga suspeitas de fraude em licitações para obras em estradas rurais.

Carta do Sudoeste

As entidades que compõem a organização da Carta do Sudoeste entregam agora o documento ao candidato a governador João Arruda (MDB). Ele terá oportunidade de falar sobre as propostas de seu plano de governo para o Paraná, a viabilidade de pontos da Carta do Sudoeste e as alternativas para melhoria e modernização do Corredor Sudoeste e outras rodovias da região. Será nesta quinta-feira, às 9h.

***Após dois avisos de atraso da comitiva formada pelos candidatos João Arruda (ao governo do Paraná) e Kátia Abreu (a vice-presidente de Ciro Gomes), a Acic informou que a visita estava cancelada. ***Para surpresa de todos, dali a pouco a própria assessoria divulgou foto dos dois com o presidente Edson Vasconcelos. ***Mais estranho ainda foi não explicar por que não avisou que o cancelamento estava cancelado, deixando boa parte da imprensa de fora da conversa.