Informe da redação do dia 1º de junho de 2019

Amop repudia declaração

Toledo – Coronavírus – Ligue

A Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) reagiu às declarações do diretor do PNI (Parque Nacional do Iguaçu), Ivan Carlos Baptiston, contrárias à reabertura da Estrada do Colono. Na nota, os prefeitos citam “preconceito, abuso e discriminação ao povo do Paraná” na fala do diretor. “Por óbvio, respeitamos a opinião de qualquer pessoa. Mas é impossível aceitar que funcionário público federal venha ‘impor’ o que é melhor para os nossos municípios e para a nossa gente”, cita o documento.

Luta histórica

A entidade municipalista defende sua posição histórica em relação à luta pela reabertura da estrada-ecológica e sugere ao servidor público que leia a Carta Aberta aos Senadores da República, elaborada pela Amop, documento que defende a preservação ambiental e a soberania nacional: “Nós sabemos que a nossa estrada ecológica trará somente benefícios”.

Painel na Faciap

Paulo Tafner, um dos maiores especialistas em previdência do País, estará em Curitiba na quinta-feira (6) para o painel “Entendendo a Previdência”, organizado pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) e pelo gabinete do deputado Homero Marchese. Será às 8h30, no salão de eventos do Hotel Mabu Curitiba Business.

Congelados

Os salários do prefeito e dos secretários municipais de Toledo estão congelados até o fim de dezembro de 2020, confirmou o prefeito Lucio de Marchi durante prestação de contas. A medida tomada desde janeiro de 2017 inclui os salários do vice-prefeito e de secretários. O motivo é economia nos cofres públicos.

Denunciado I

E por falar em Toledo… A 4ª Promotoria de Justiça de Toledo ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito Lucio de Marchi. O motivo foi a falta de exigência do controle de frequência dos servidores comissionados, valendo-se se lei municipal declarada inconstitucional pelo Judiciário.

Denunciado II

Apesar de o prefeito ter sido notificado sobre a decisão em agosto de 2017, apenas no início de dezembro de 2018 (depois de o MP expedir recomendação administrativa), é que efetivamente foi implantado o controle de frequência para 106 cargos comissionados existentes na época, assim como para quem tinha função gratificada e os advogados do Município.

Moro no STF

A Paraná Pesquisas revela que 59,7% dos brasileiros gostariam de ver o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) no STF, enquanto 33,3% responderam não. O instituto entrevistou 2.019 eleitores de 23 a 27 de maio em 168 cidades brasileiras.

Renda mais alta

Na mesma pesquisa, o instituto perguntou quem vai se beneficiar com a reforma da Previdência: renda mais alta (43,7%), será igual para todos (32,4%), renda mais baixa (12,5%) e não sabe/não opinou (11,4%).

Itaipu enxuta

Até 2024, a Itaipu Binacional terá uma economia de R$ 7 milhões com o enxugamento do escritório de Curitiba e a transferência de 150 empregados da capital para Foz do Iguaçu. A Itaipu manterá em Curitiba apenas uma unidade de representação, a exemplo do que ocorre em Brasília. A medida de austeridade foi adotada pelo general Joaquim Silva e Luna, o primeiro diretor-geral brasileiro no cargo a fixar residência em Foz.

Prestação de contas

As Secretarias de Fazenda e da Saúde do Paraná apresentam na próxima semana, na Assembleia Legislativa, relatórios do desempenho de janeiro a abril de 2019. Na terça-feira (4), o secretário Beto Preto apresenta seu relatório na Comissão de Saúde Pública. Na quarta, o secretário Renê Garcia (Fazenda) expõe os dados relativos ao cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre do ano no plenário da Casa de Leis.

 


Receba as principais notícias através do WhatsApp

ENTRAR NO GRUPO

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp. Ao entrar seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Fale com a Redação