Política

Informe da redação do dia 18 de dezembro de 2018

Zóio assume Câmara de Toledo

A Câmara de Toledo realizou eleição para a composição da Mesa Diretora

para o biênio 2019-2020, elegendo Antônio Sérgio Freitas “Zóio” como presidente, tendo Gabriel Baierle como vice-presidente e Marcos Zanetti como 2º vice-presidente, além de Leoclides Bisognin como secretário e Valtencir Careca como 2º secretário. A eleição ocorreu em segunda votação, após empatar por sete votos a sete entre Zóio e Vagner Delabio. Na segunda votação houve a definição, com 11 votos para Antônio Zóio e 8 para Vagner Delabio.

Em Foz

A eleição para renovação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de foz do Iguaçu será na sessão desta terça-feira (18), última sessão ordinária do ano, conforme fixa o regimento interno. O início da sessão está previsto para as 9h, e a eleição da mesa ocorrerá logo após a ordem do dia e antes da palavra livre. A mesa exerce funções diretivas, executivas e disciplinadoras de todos os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara.

Concurso no TJ

O TJ-PR (Tribunal de Justiça do Estado do Paraná) abriu novo concurso público, com a oferta de 17 vagas para o cargo de juiz substituto do Estado. As inscrições vão até 16 de janeiro de 2019. Para concorrer ao cargo o candidato deve possuir diploma de bacharel em Direito, além de três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau. Todos os requisitos para concorrer na seleção estão descritos no edital de abertura do concurso. A remuneração inicial para o cargo é de R$ 24.818,89.

Auxílio-moradia

E por falar em Justiça… O auxílio-moradia a juízes e ministros só quicou, pois nem bem caiu e já está de pé de novo. Nova resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) prevê até R$ 4.377,73 de auxílio-moradia, só que desta vez vem com algumas condições. O CNJ se reúne hoje para estipular regras mais rígidas para a concessão do benefício a magistrados de todo o País.

Mais rígido?

Uma das regras é de que o benefício só será pago a quem mudar de cidade, sem residência própria no novo local de atuação, devendo ser destinado “exclusivamente” para ressarcimento de despesas, mediante comprovante. E, desde que não haja imóvel oficial disponível para o magistrado. O auxílio entra em vigor em 1º de janeiro de 2019.

Novo MDB

O deputado federal João Arruda foi eleito presidente do diretório estadual do MDB, em substituição ao senador Roberto Requião. Arruda quer começar pelos municípios a reestruturação do partido com a meta de ter candidatos a prefeito na maioria das cidades em 2020.

E o PT?

Com Requião quase fora (ficou como vogal), a relação com o PT deve mudar. Ao menos a considerar as posições de Arruda durante a campanha a governador do Paraná. A chapa de consenso tem os deputados federais Hermes “Frangão” Parcianello e Sergio Souza, os deputados estaduais Anibelli Neto, Nereu Moura e Requião Filho, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores de todo o Estado.

O Brasil e as suas

Para não perder o jeito, o Brasil gosta de “causar”. Depois de convidar, “desconvidou” os governos de Cuba e Venezuela para a posse de Jair Bolsonaro, dia 1º de janeiro.

Alvaro bem na fita

Deu no portal BuzzFeed News que o senador Alvaro Dias (Podemos) ganhou um padrinho de peso: o general Hamilton Mourão, vice-presidente eleito na chapa com Jair Bolsonaro (PSL), com quem jantou dias atrás. Alvaro foi convidado por Levy Fidélix, eterno presidente da sigla e um dos articuladores da costura política que conduziu o general ao posto de vice-presidente da República.