Política

Informe da redação: Bolsonaro em Foz, Acifi vai à Justiça e auxílio estadual

Bolsonaro em Foz

O presidente Jair Bolsonaro deve vir a Foz do Iguaçu no dia 7 de abril para inaugurar a ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional das Cataratas. Essa será a sexta visita de Bolsonaro à cidade como presidente da República. Deputados da região estão articulando para voltar a tocar no assunto da Estrada-Parque do Colono. Há quase dois anos, Bolsonaro disse que era favorável ao projeto e que pediria agilidade. Até hoje o assunto não saiu da gaveta.

 

Acifi vai à Justiça

A Acifi (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) entrou com mandado de segurança contra o Decreto Municipal 29.078/21, o qual mantém toque de recolher e restrições de horário e de atendimento das empresas na Terra das Cataratas. A entidade questiona a ausência de estudo científico para embasar a manutenção das restrições em Foz, como exige a Lei Federal 13.979/20.

 

Auxílio estadual

A Força Sindical do Paraná se reuniu ontem com o governador Ratinho Junior para debater o combate à pandemia no Estado. O presidente da Central Sindical, Sérgio Butka, propôs a implantação de um auxilio emergencial estadual como uma forma de complemento ao auxílio nacional. O governador disse que estudará uma forma de implementação do auxílio.

 

Edutech

O governador Ratinho Junior lançou o programa Edutech, que vai ofertar cursos gratuitos de programação, games e animação para alunos da rede pública estadual de ensino. Estão inscritos 65 mil estudantes divididos em 689 turmas, numa iniciativa que vai prepará-los para o novo mercado de trabalho e revolucionar o futuro dessa geração. A aula inaugural foi com o presidente da Google Brasil, Fábio Coelho, e a empresária Luiza Trajano. O programa busca suprir demanda por mão de obra especializada na área de tecnologia.

 

Novos comandantes

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, anunciou ontem os novos comandantes das Forças Armadas. O general Paulo Sérgio Nogueira assume o Exército, o almirante de esquadra Almir Garnier Santos chefiará a Marinha e o tenente-brigadeiro Baptista Júnior foi escolhido para a Aeronáutica.

 

Mega da Virada

O Procon de São Paulo notificou a Caixa para que identifique o ganhador da Mega da Virada, sorteada em 31 de dezembro de 2020. Pelo regulamento, ontem era o último dia para o ganhador – que ainda não se apresentou – retirar o prêmio. Ele ganhou mais de R$ 162 milhões, mesmo valor do outro apostador de Aracaju, que já sacou a bolada.

 

Quem é?

O Procon afirma que a Caixa tem meios para saber quem ganhou o dinheiro. “A aposta efetuada através de meio eletrônico demanda a realização de cadastro e a indicação de cartão de crédito como meio de pagamento”, diz a nota divulgada pelo órgão de defesa do consumidor.

 

Renovação

Após apostas sobre sua possível candidatura à Presidência, o senador Oriovisto Guimarães negou a intenção e revelou o desejo de terminar sua missão como senador. Segundo ele, o Brasil precisa de renovação. “Precisamos, com urgência, renovar o parlamento e, para isso, seria bom que o eleitor não reelegesse deputados e senadores para oxigenar este tóxico Congresso Nacional. Um parlamento que tem rabo preso com o Supremo Tribunal Federal e fica nessa palhaçada, enquanto seu papel seria o de enquadrar os togados que hoje fazem e desfazem da boa fé do povo brasileiro”, disse.