Política

Informe da redação: Aposentadoria adiada e Mais Paraná

Informe da redação: Aposentadoria adiada e Mais Paraná

Aposentadoria adiada

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, decidiu adiar por alguns dias sua aposentadoria da Corte. O magistrado havia marcado sua saída do tribunal para o dia 5 de julho, mas decidiu estender os trabalho até o dia 12 do mesmo mês. Com isso, Marco Aurélio fica na Corte até o dia em que completa 75 anos, idade limite que marca a aposentadoria compulsória dos ministros. “Só os mortos não evoluem”, justificou.

 

Diretores

A Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) marcou para os dias 7 e 23 de julho as eleições (consultas públicas) de diretores e diretores auxiliares das instituições estaduais de ensino. Cerca de 1,7 mil colégios do Paraná vão participar do processo.

 

Mais Paraná

O governo do Estado escolheu Palotina para lançar o Programa Emprega Mais Paraná. A ação busca aproximar empresas com vagas disponíveis de potenciais candidatos usando a intermediação das Agências do Trabalhador, além de ofertar capacitação de mão de obra. Um ônibus itinerante oferecerá os serviços em municípios que não têm agências físicas.

 

Improbidade

Pauta histórica da CNM (Confederação Nacional de Municípios) foi atendida em proposta aprovada pela Câmara dos Deputados revisando a Lei de Improbidade Administrativa. Entre as mudanças, atos de improbidade administrativa serão restritos a situações onde houver dolo, ou seja, conduta intencional e consciente para alcançar o resultado ilícito. Agora, segue para análise do Senado.

 

Vistos aos EUA

No programa de intercâmbio firmado essa semana, o governador Ratinho Junior oficializou ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, o pedido para que o Paraná passe a ser um centro de emissão de vistos para entrada no país norte-americano. No encontro, foi formalizado, também, um acordo de cooperação mútua com os EUA. Hoje, os vistos são emitidos apenas em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.

 

No Patriota

O presidente Jair Bolsonaro disse a apoiadores que sua filiação ao Patriota está “quase certa” e voltou a comparar as conversas por uma sigla a um casamento. “Tem que planejar bem para não dar problema”, afirmou. Desde a saída do PSL, em novembro de 2019, Bolsonaro está sem partido. Após o fracasso do Aliança pelo Brasil, o presidente busca uma agremiação política para poder concorrer à reeleição.

 

13º salário

A Prefeitura de Itaipulândia depositou nessa sexta-feira (18) o depósito de metade do 13º salário de 2021. Os 549 servidores receberam o benefício, que somou R$ 1.116.653,50. A outra metade será paga até 20 de dezembro.

 

Vacinado

Sem holofotes, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, tomou sua primeira dose da vacina contra a covid-19. Adepto das redes sociais, desta vez o registro ficou no anonimato.

 

 

Cuidado, é golpe!

O padre Reginei Modolo, mais conhecido como Padre Zico, alertou nessa sexta-feira que a comunidade de Cascavel e região pode estar sendo vítima de golpe sob o nome da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Segundo ele, os golpistas estão dando cheques falsos em nome da Paróquia e efetuando compras no mercado local, lesando os comerciantes. “Recomendamos aos comerciantes que não aceitem nenhum cheque da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Catedral”, reforça o pároco. Quem já caiu no golpe deve procurar a polícia para ajudar a encontrar os golpistas.