Política

Informe da redação: Apelo à ONU por vacinas, CPI no Senado, Vacinas e merenda

Apelo à ONU por vacinas

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu o aumento do fluxo de vacinas para o Brasil em conversa com o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres. Lira e Guterres discutiram a gravidade da situação sanitária no País. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também participou da reunião.

 

CPI no Senado

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, marcou para esta quarta-feira o julgamento sobre a instalação da CPI da pandemia no Senado. O caso, aberto por decisão monocrática do ministro Luís Roberto Barroso, motivou ataques de Jair Bolsonaro à Corte e deve ser discutido em plenário para que os integrantes do tribunal respondam institucionalmente sobre o tema.

 

Mais ampla

Já no Senado, Pacheco iniciou consultas se é possível investigar governadores para ampliar o alcance da CPI, conforme desejo do presidente Jair Bolsonaro.

 

Homenagens

Durante a sessão ordinária de ontem (12), os deputados estaduais do Paraná prestaram homenagens ao colega Rubens Recalcatti, que faleceu na última sexta (9), vítima de um infarto fulminante. O filho e a nora de Recalcatti estiveram no plenário da Alep para receber as homenagens. Dois vídeos foram apresentados durante a sessão mostrando a jornada de Recalcatti como investigador da polícia, delegado e político.

 

Filar boia

O governador Ratinho Junior, o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, almoçaram ontem com deputados estaduais no restaurante da Assembleia Legislativa. Os membros do Executivo foram à Alep acertar os últimos detalhes do Programa Paraná Mais Cidades, que será lançado amanhã. Ratinho Junior é o primeiro chefe do Executivo a visitar e a comer no restaurante.

 

Vacinas e merenda

Mais 18 cidades do oeste ao Norte Pioneiro estão no roteiro da CGE-Itinerante, programa da Controladoria-Geral do Estado que verifica a qualidade dos serviços estaduais que prestam atendimento presencial. O trabalho começou ontem e vai conferir a distribuição de vacinas contra a covid-19 e de kits de merenda escolar. Não foi divulgada a lista das cidades.

 

Novo presidente

O desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira foi eleito por aclamação nessa segunda-feira (12) para a Presidência do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), como sede em Porto Alegre, nos próximos dois anos. O pleito escolheu os integrantes da nova administração do TRF4, que tomarão posse em junho. Os desembargadores federais Fernando Quadros da Silva e Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, também eleitos por aclamação, exercerão os cargos de vice-presidente e corregedor regional, respectivamente.

 

Polícia Penal

A criação da Polícia Penal teve mais um avanço com o envio, pelo Executivo, da proposta de uma emenda constitucional à Assembleia Legislativa. O documento foi encaminhado na última semana pelo governador Ratinho Junior ao presidente da casa, Ademar Traiano, com as alterações legais para oficializar esse departamento como instituição policial voltada à atividade de execução penal.

 

Mau cheiro

Um forte cheiro de esterco tomou conta de Cascavel na tarde de ontem. As queixas eram de diferentes bairros, inclusive da zona rural. Alguns atribuíam a fezes de animais, outros diziam se tratar de adubo. Consenso mesmo é que o cheiro é ruim e forte. O secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth, disse que precisa de parecer técnico, mas que pode ser inversão térmica, que pode trazer odor de longas distâncias. Pode ser comum em áreas rurais e em tempo frio.