Política

Informe da Redação

 

 

Governador com Covid

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), testou positivo para covid-19 ontem (7). Ele está bem, sem sintomas e permanecerá em isolamento em Curitiba pelos próximos dias. Ele participaria nesta semana da inauguração de uma indústria de proteína animal, e de um centro de eventos da cooperativa Agrária, em Guarapuava, mas a presença foi cancelada por conta do diagnóstico.

 

Traiano também contraiu

Quem também testou positivo para a Covid-19 ontem (7), foi o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB). O parlamentar já tomou as três doses da vacina e, contraiu o vírus pela segunda vez. Traiano cancelou os compromissos da agenda na região Sudoeste do Estado e ficará cumprindo o período de isolamento em casa.

 

Palácio Iguaçu

Inicia na próxima semana uma reforma no primeiro escalão do governo Ratinho Junior (PSD). A primeira mudança será na chefia de gabinete do governador. Daniel Vilas Boas, o atual chefe de gabinete, será substituído pelo ex-prefeito de Pérola Darlan Scalco.

 

Casa Civil

As mudanças terão continuidade com a saída de Guto Silva (PSD) da chefia da Casa Civil, que deverá deixar o cargo nos próximos dias. Guto retorna para a Assembleia Legislativa e foca na campanha para o Senado. Quem assume a chefia da Casa Civil é João Carlos Ortega, atual secretário do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu).

 

TCE-PR

OTribunal de Contas do Estado do Paraná proibiu o acesso às suas dependências até o dia 31 de janeiro. A medida foi determinada pela Portaria nº 2/22, assinada pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo, ontem (7). A justificativa é o agravamento da pandemia da Covid-19 causada pela variante Ômicron.

 

Mérito do Rio Branco

A Prefeitura de Foz do Iguaçu acompanhou a entrega da Medalha do Mérito do Rio Branco à engenheira agrônoma Alexandra Ruwer, na Consulado-Geral do Brasil, em Ciudad del Este. Alexandra é brasileira e destaque na atuação no campo no país vizinho. Por conta desse destaque, foi agraciada com a Medalha do Mérito do Rio Branco, uma das maiores comendas do Brasil.

 

Hidrovia

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou acordo assinado pela representação brasileira no Parlamento do Mercosul sobre o funcionamento da Secretaria Executiva do Comitê Intergovernamental da Hidrovia Paraguai-Paraná. O acordo foi assinado em março de 2018, e depende de ratificação pelo Congresso Nacional para entrar em vigor.

 

Relator

O relator do texto é o deputado Rubens Bueno (Cidadania). Ele afirmou que o texto traz normas de praxe internacional e vai contribuir para o melhor funcionamento do Comitê Intergovernamental da Hidrovia Paraguai-Paraná.

 

Reforma Tributária

A proposta de reforma tributária (PEC 110/2019) será a prioridade da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na retomada de seus trabalhos em 2022. É o que prometeu o senador Davi Alcolumbre (DEM), presidente da comissão. Ele afirmou que a proposta será pautada na primeira reunião da CCJ após o recesso parlamentar.

 

Vetado

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o Projeto de Lei Complementar 46/21, do Senado, que instituía um programa de renegociação de dívidas para micro e pequenas empresas. A proposta havia sido aprovada em agosto pelo Senado e em dezembro pela Câmara dos Deputados, onde foi relatada pelo deputado Marco Bertaiolli (PSD).