Política

Informe da Redação

Indefinições, União Brasil

Indefinições

O Podemos mudou a data da convenção para o dia 5 de agosto. Segundo informações, o objetivo é dar tempo para as tentativas finais de articulação em prol da candidatura de Alvaro Dias ao Senado. Alguns comentários dão conta que diante das indefinições e após a perda do apoio de Ratinho Junior, Dias poderá concorrer ao Governo do Estado.

 

União Brasil

O União Brasil também reagendou a convenção estadual para o dia 2 de agosto. Mas, o presidente estadual do União Brasil, deputado Felipe Francischini, já confirmou que a sigla irá apoiar à reeleição do governador Ratinho Junior.

 

Aposentados

Quatro deputados estaduais vão “pendurar as chuteiras” e não concorrerão às eleições de outubro. Dois parlamentares do Oeste estão na lista. Elio Rusch (União Brasil), Jonas Guimarães (PSD), Nereu Moura (MDB) e Francisco Buhrer (PSD). Nereu Moura tentará emplacar o filho Nereu Moura Junior, que irá concorrer a uma vaga na Alep.

 

Mandatos Coletivos

O PCdoB, membro da Federação Brasil da Esperança, vai lançar apenas quatro candidaturas a deputado federal e outras quatro a deputado estadual, sendo duas para a Alep e duas para a Câmara Federal, candidaturas com mandato coletivo. Os mandatos coletivos ainda não emplacaram no Paraná, contudo, a esperança é de que em 2022 a sigla conquiste cadeiras e se torne uma nova opção ao eleitorado.

 

Prestações de Contas

A página DivulgaCandContas já está no ar com informações das Eleições 2022. Na página, eleitoras e eleitoras conhecerem candidatas e candidatos que participarão da disputa e permite que a sociedade possa fiscalizar as arrecadações e os gastos de campanha por meio das prestações de contas dos candidatos.

 

Lei dos Resíduos

A bancada de oposição na Alep vai à Justiça contra a lei que permite a vinda de lixo de outros estados para o Paraná. Em maio, o governador Ratinho Junior (PSD) vetou dois artigos da proposição, contudo, nessa semana, a bancada da base de Ratinho Junior derrubou os vetos.

 

Cartão Futuro

A Comissão de Constituição e Justiça da Alep aprovou uma proposta que promove alterações na Lei que criou o Programa Cartão Futuro. O objetivo do Governo é garantir a continuidade e efetividade do Programa, ampliando a possibilidade de utilização dos recursos e estimulando adesão ao PCF.

 

Multa Fidelidade

A Alep aprovou o projeto de lei 351/2019, que obriga as concessionárias prestadoras de serviços de telecomunicação a dispensar o usuário do pagamento de multa fidelidade quando a rescisão contratual se der em razão da perda de vínculo empregatício.

 

Revisão IPTU

Em nota técnica a Coordenadoria-Geral de Fiscalização do Tribunal de Contas do Paraná, orientou os municípios a revisão periódica da Planta Genérica de Valores, para propiciar melhorias na arrecadação tributária municipal do IPTU.

 

Segurança Pública

A Comissão de Segurança Pública e Trânsito da Câmara de Cascavel promoverá uma reunião pública no dia 03 de agosto, às 09h, no Plenário, para formalizar um compromisso de atuação contra a violência, instituir uma campanha de conscientização e prevenção a crimes violentos na cidade intitulada: “Conte até 10” e também para criar uma rede de proteção a nível municipal em favor da vítimas e familiares de vítimas de crimes graves.