Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Nacional de Ilha Grande (PNIG), em Guaíra, no oeste do Paraná, segundo a prefeitura. As chamas começaram na noite de terça-feira (17), e brigadistas continuam trabalhado no local nesta quinta-feira (19).

O Parque Nacional de Ilha Grande é uma unidade de conservação que fica na divisa entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. A área é rodeada pelo Rio Paraná.

O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), que é responsável pela gestão do parque, informou que o incêndio teve início na ponta da área, com propagação contra o vento e em direção ao norte da unidade.

Segundo o chefe do instituto em Guaíra, Tersio Abel, a causa do incêndio ainda não foi confirmada, mas as observações indicam de que foi provocado por ação humana e não natural, que pode ter sido acidental ou não.

A prefeitura informou que, até a publicação desta reportagem, o tamanho da área atingida não havia sido estimado.

Conforme o ICMBio, a equipe do instituto fez a retirada da vegetação e limpeza da superfície, para evitar o alastramento do fogo.

Conforme a prefeitura, os brigadistas devem começar o combate direto ao fogo na tarde desta quinta-feira.

O ICMBio informou ainda que o local conta com muita palha no ambiente, o que é considerado um grande combustível do avanço do incêndio.

De acordo com a prefeitura, a mobilização para o controle da situação foi acionada e a equipe está de prontidão para a possibilidade de um combate direto ao fogo, inclusive com o apoio ativo de brigadistas da região.

O município presta apoio ao parque por meio do Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa).

Conforme o diretor municipal de Meio Ambiente, Luiz Vieira, os moradores devem ter cuidado redobrado neste período de estiagem, pois como ocorreram grandes geadas, há um material propício no momento para o início de incêndios alarmantes.

Fonte: G1