Saúde

Huop: projeto torna ambientes da pediatria mais aconchegantes

Os ambientes transformados foram a sala de procedimento e o quarto de isolamento

Huop: projeto torna ambientes da pediatria mais aconchegantes

A ala pediátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) ganhou mais cor nessa semana. Foi através do Projeto “Humanização da ala pediátrica do Huop”, realizado pela acadêmica de Engenharia Civil da Unioeste, Renata Alcântara Lima, que dois ambientes da unidade ganharam cores que tem como objetivo acalmar as crianças internadas. “Esse resultado vem de uma pesquisa de três anos sobre humanização, e o objetivo foi tornar o ambiente do hospital mais aconchegante para as crianças”, diz Renata.

Os ambientes transformados foram a sala de procedimento e o quarto de isolamento. As cores usadas foram o azul, verde e branco, em tons pasteis. “Na sala de procedimento, sabemos que as crianças se sentem desconfortáveis ao realizar os procedimentos, e o quarto de isolamento, elas não podem sair, e por isso, durante o projeto escolhemos esses dois ambientes, com o objetivo de acalmar as crianças e tornar estes locais mais integrativos”, afirma.

E todo o trabalho contou com a ajuda do maior fã de Renata, o pai, Renato Batista Lima, que botou a mão na massa com ela. “Eu apoiei o projeto desde o início e me comprometi a ajudar. É um projeto muito bom, e se cada área fizesse uma contribuição como essa nas instituições, tenho a certeza que traria diversos benefícios”, diz o pai.

Depois de toda a pintura, a acadêmica deve também aplicar questionários para avaliar se os pacientes gostaram da mudança de cores, mas já adiantando que as equipes aprovaram. “Isso traz muitos benefícios para o hospital e para os pacientes. Estamos sempre abertos para esse tipo de trabalho dentro da instituição, e agradecemos muito pela dedicação do projeto voltado ao hospital”, comenta a coordenadora de Enfermagem da Pediatria, Lígia Satiko Simomura.

As tintas foram doadas pela Construtora N Dalmina. O Huop agradece o projeto realizado pela acadêmica e todas as doações realizadas.

Assessoria