Cotidiano

Hospital Filadélfia encerra internamentos psiquiátricos nesta sexta

Pacientes que ainda não finalizaram tratamentos serão encaminhados a outras unidades

Marechal Cândido Rondon – Os últimos atendimentos psiquiátricos do Hospital Filadélfia, de Marechal Cândido Rondon, devem seguir somente até esta sexta-feira (24). Esse foi o prazo estipulado para o encerramento das atividades exclusivas da psiquiatria.

Nesta semana, os quatro pacientes que ainda não finalizaram seus tratamentos, entre eles dois residentes, serão encaminhados a outras unidades. Um deles, que permanecia internado por ordem judicial, já foi transferido, mas o hospital não soube informar para qual cidade foi encaminhado.

O que está praticamente definido é para onde vão os dois residentes, um deles com mais de 30 anos de internamento no Hospital Filadélfia. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a sequência do tratamento deve ocorrer em uma casa de repouso em Curitiba. As vagas foram obtidas por meio da Central de Leitos.

Um dos motivos para encerrar os internamentos psiquiátricos foram as dívidas acumuladas nos últimos 15 anos, fazendo com que a família Seyboth, proprietária do hospital, injetasse aproximadamente R$ 12 milhões na tentativa de reverter a situação.

Além disso, o estopim para a decisão de desativar o Hospital Filadélfia foram os atrasos nos pagamentos por parte do governo estadual, que somavam, no mês passado, R$ 1,2 milhão.

Conforme a assessoria do hospital, 58% da dívida já foi quitada, mas não há prazos para o pagamento dos outros 42%. O valor atualizado da dívida mantida pelo Governo do Paraná não foi informado. O encerramento das atividades se refere apenas aos internamentos psiquiátricos e não as consultas.

(Com informações Marina Kessler)