Educação

HISTÓRIA: Professora lança o livro Imigração “Brasiguaia”

A importância da obra lhe rendeu o certificado de Mensão Honrosa, concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná.

Professora Marta Izabel entrega exemplares ao diretor da Unipar, professor Sérgio Ricardo Ferrazoli
Professora Marta Izabel entrega exemplares ao diretor da Unipar, professor Sérgio Ricardo Ferrazoli

A professora da Unipar e historiadora Marta Izabel Fiorentin acaba de lançar o livro Imigração “Brasiguaia” – Cotidiano, Sociabilidades e Hibridação Cultural. A importância da obra lhe rendeu o certificado de Mensão Honrosa, concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná.

O livro, escrito durante seu mestrado e doutorado, tem o propósito de expor a ideia de pertencimento dos imigrantes brasileiros em relação à sociedade paraguaia, focando em questões como identidade cultural e nacional e hibridismo cultural, a fim de perceber as diferenças entre uma geração e outra.

Além disso, informa como essas famílias de imigrantes foram estabelecendo e construindo os espaços de convivência e inter-relação social, construída ao longo dos anos. O livro também busca dar visibilidade à realidade social experienciada pelos descendentes de imigrantes brasileiros no Paraguai.

Para a realização da obra, a autora registrou informações que demonstram o cotidiano dos primeiros tempos da imigração, ressaltando o convívio sociocultural com a sociedade paraguaia. Os espaços estudados mostraram-se privilegiados para a análise das interações, adaptações, conflitos, ideologias e a pluralidade cultural. Os entrevistados são de diferentes localidades do leste do Paraguai (Corpus Christi, Katueté, Curva da Lata, Gleba 11, Cruce Guaraní, Hernadárias, Santa Rita, Alto Piquiri, Santa Fé e Raúl Arcenio Oviedo).

Ladeada pelo chefe de gabinete Eloir Posser e o jornalista Miguel Portela, escritora exibe certificado de Menção Honrosa concedido pela Assembleia Legislativa do Estado