Cotidiano

Halo Solar: Espetáculo no céu

Cascavel – Quem olhou para o céu na tarde de ontem na região de Cascavel pôde apreciar um fenômeno chamado halo solar, que é quando uma espécie de anel de arco-íris se forma em torno do sol. “Esse fenômeno é causado pela decomposição da luz ao passar por partículas de gelo na atmosfera. O sol incide sobre nuvens bem fininhas que contêm esses cristais de gelo e isso faz com que a luz reflita as cores”, explica a meteorologista do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) Ana Beatriz Porto.

Segundo Ana, o fenômeno depende das condições climáticas favoráveis, como tempo estável e umidade do ar reduzida. “Caso haja muita umidade o reflexo do sol nas partículas não acontece”.

Tempo estável

O tempo nos próximos dias deve continuar ensolarado na região oeste. “Um sistema de alta pressão está sobre o oceano e faz com que o Estado seja dividido em duas partes com condições climáticas diferentes. Na região mais afastada do oceano o tempo se manter quente e ensolarado, já na parte que fica próximo ao litoral são registradas nuvens e chuviscos. Essa situação deve se manter pelo menos até o fim de semana”, explica Ana Beatriz.

Pancadas de chuva isoladas e passageiras não estão descartadas para a região oeste em locais que registram maior concentração de umidade.