COTIDIANO

Guarda Municipal terá Centro de Inteligência

02 de agosto de 2022 às 21:00
Publicidade

A Guarda Municipal (GM) de Cascavel irá contar com o um Centro de Inteligência que irá compilar informações e denúncias que permitirão mapear delitos e, consequentemente, neutralizar ações criminosas. O anúncio foi feito pelo prefeito Leonaldo Paranhos durante o lançamento da Operação Águia, na manhã desta terça-feira (2).

“Vamos criar também o sistema de inteligência, colocando pessoas que tenham um acervo, muita eficiência para cuidar das informações recebidas e a Guarda possa agir, ou até mesmo para passar [as informações] para a Polícia Civil e Polícia Militar”, diz o prefeito.

O Centro de Inteligência, Dados, Estatística e Contrainteligência (Cindecon) da Guarda Municipal atuará na coleta de dados e informações sobre infratores que insistem em deturpar a ordem social dos espaços com crimes. Os dados poderão subsidiar inquéritos dirigidos  por órgão competente por meio da captação de informações referente a crimes ocorridos em próprios públicos.

Fundo de Segurança

Paranhos também anunciou a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública (FMSP), por meio de um projeto de lei que será encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores. O Fundo terá com função captar recursos para investimentos em segurança e dar suporte financeiro as ações da Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade (Sesppro).

Pelo anteprojeto, a gestão do Fundo Municipal de Segurança Pública será formado por um grupo composto por um integrante de carreira da Guarda Municipal, um servidor da Secretaria de Finanças (Sefin), um servidor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), um servidor da Procuradoria-Geral do Município, um membro do Conselho de Segurança Municipal (Conseg), um assessor do gabinete do Prefeito por ele indicado, o diretor de Proteção à Comunidade e o Secretário de Segurança Pública (Sesppro).

Fonte: Secom

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE