Cotidiano

Grupo Ucraniano Canadense de dança fará apresentação para auxiliar refugiados da guerra

Representante da comunidade ucraniana de Cascavel foram recebidos nesta sexta-feira pelo prefeito Leonaldo Paranhos...

Grupo Ucraniano Canadense de dança fará apresentação para auxiliar refugiados da guerra

Representantes da comunidade ucraniana em Cascavel estiveram hoje (13) no gabinete do prefeito Paranhos. O grupo entregou um oficio no qual foi autorizado o uso do Teatro Municipal de Cascavel, para a apresentação do Grupo Ucraniano Canadense de dança, no dia 24 de julho às 19h.

O grupo, patrocinado pelo governo do Canadá,  fará um espetáculo que terá toda a renda revertida em prol dos refugiados  da guerra da Ucrânia. “Esta é uma grande oportunidade para que todos nós possamos ajudar, contribuir de alguma forma com as famílias refugiadas, que foram obrigadas, por conta da guerra, deixarem a Ucrânia e viverem  em outros países, em campos para refugiados. Todo recurso arrecadado com a venda dos ingressos, que terão um valor justo à altura do espetáculo, será repassado ao refugiados, por isso convidamos à toda comunidade  a participar deste grande espetáculo”, disse o Secretário Luiz Ernesto Meyer Pereira.

Também durante a visita, o prefeito Paranhos falou de um sonho antigo de fazer em Cascavel, uma praça em homenagem à comunidade Ucraniana. “O prefeito colocou em discussão a questão de um local para ser denominado como ‘Praça da Ucrânia’.  O fato de ter uma Praça da Ucraniana em Cascavel seria o reconhecimento à comunidade ucraniana que veio para cá trabalhar e promover o crescimento e desenvolvimento do Município. Temos muitas famílias descendentes em Cascavel. A ideia é fazer esta homenagem ali onde é a a Igreja Ucraniana e a Escola das Freiras, no bairro São Cristóvão, seria uma rua ucraniana”, destacou o secretário Miroslau Bailak.

“Com esta homenagem ao povo ucraniano, Cascavel pode ganhar mais uma área cultural, mais um espaço para lembramos desta cultura que assim como tantas outras fez a história de Cascavel”, completou Bailak.

Para o secretário de Cultura Luiz Ernesto Meyer Pereira, “esta é uma iniciativa de grande relevância para preservar, resgatar, valorizar e divulgar a cultura desta parcela da população que vive na nossa cidade  e esta iniciativa vai contribui para o fortalecimento do turismo cultural gerando emprego, renda para o Município, estimulando novos negócios”.

Pedro Litvin,  presidente da Associação de Ucranianos de Cascavel, destacou a importância do apoio do Governo Municipal ao povo ucraniano, se colocando, inclusive, à disposição para receber aqui em Cascavel refugiados da guerra. “Para nós  esta receptividade é muito importante. Este apoio, esta homenagem, esta ajuda só nos fortalece. Neste evento do dia 24 de julho,  vamos ter a oportunidade de ajudar com a cobrança do ingresso, cuja renda será toda revertida em prol dos refugiados de guerra ucranianos. Estamos muito felizes por esta contribuição da prefeitura de Cascavel que sempre nos apoia e nos ajuda a ajudar  nossos irmãos que sofrem com esta guerra entre Ucrania e Rússia”, afirmou.

Fonte: Secom